Mixed vegetables on wooden background

Grãos: Porque devemos deixar de molho antes de consumir

Mixed vegetables on wooden background

Muitos dos meus clientes me questionam o porquê de sempre recomendar deixar grãos no molho antes de cozinhar e consumir. Então resolvi explicar com mais detalhes as razões para este cuidado.

Mixed vegetables on wooden backgroundTodos já sabem das vantagens de consumir grãos integrais, porém não sabem que consumir de modo inadequado pode levar a vários efeitos colaterais, desde síndrome do intestino irritável até deficiência de minerais.

Quase todos os grãos contem ácido fítico (ácido orgânico inibidor enzimático, na sua camada mais externa). O ácido fítico pode-se ligar ao ferro, cálcio, magnésio, cobre e especialmente zinco no trato intestinal e bloquear a sua absorção adequada e assimilação pelo organismo.

É realmente bem intencionada a recomendação consumir grãos e farinhas integrais como faziam nossos ancestrais. No entanto, não é explicada a que forma como eles os consumiam. Nossos ancestrais, sabiamente, deixavam de molho ou fermentavam seus grãos antes de consumi-los ou prepará-los na forma de mingaus, pães, bolos, etc.

Deixar de molho os grãos permite que enzimas, lactobacillus e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fitico, facilitando a absorção das proteinas, mineirais e vitaminas pelo organismo.

Além de neutralizar o ácido fítico, pesquisas também mostram que certas proteínas dos grãos, especialmente grãos de alto teor de glutén como o trigo, sobregarrega demasiadamente todo sistema digestivo e com o passar dos anos os resultados são observados na forma de alergias, doença celíaca, doenças mentais, crescimento de candidas e indigestão crônica. Durante o processo de molho ou fermentação, o glutén e outras proteínas de difícil digestão são “quebradas” em partes mais simples que são facilmente digeridos pelo nosso organismo.

Como deixar os grãos de molho:

É muito facil! Basta juntar aos grãos água filtrada (de preferência morna) e gotinhas de limão ou vinagre. Deixar de molho no mínimo 7 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>