Child studying

A importância do sono para as crianças

Child studying

Dormir é uma atividade fundamental para que uma pessoa tenha uma boa qualidade de saúde mental e física. Durante o sono, o organismo humano realiza atividades que são importantíssimas para a saúde e que incluem a consolidação de nossa memória, o fortalecimento do sistema imunológico, a secreção e a liberação de hormônios, bem como o relaxamento e o descanso da musculatura.

Não há saúde física e mental sem que haja um sono de boa qualidade. Por causa disso, a natureza sabiamente criou um momento em que todo o sistema orgânico é fortalecido. Passar uma noite acordado produz no organismo um efeito semelhante ao da embriaguez por substância alcoólica, incluindo a desorientação, baixa capacidade de concentração, descoordenação motora e prejuízos à capacidade de raciocinar.

Quando somos impedidos de dormir os efeitos sobre a mente e sobre o corpo são devastadores. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago com pessoas entre 18 e 27 anos, que foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias, chegou a resultados impressionantes. Ao final desses seis dias, o funcionamento do organismo daqueles jovens era comparável ao de pessoas na faixa dos 60 anos de idade e seus níveis de insulina ficaram próximos aos portadores de diabetes.

Durante a infância, a importância do sono não é menos crucial. O hormônio do crescimento, por exemplo, tem cerca de 90% de seu volume liberado enquanto a criança está dormindo. É especificamente por causa disto que crianças que dormem mal têm muito mais chances de ter problemas em seu desenvolvimento físico.

Algumas precauções devem ser tomadas para que o sono seja de boa qualidade e produza os benefícios que dele são esperados. É fundamental que a pessoa tenha o menor número possível de estímulos externos preferencialmente na hora que antecede o momento de ir para a cama. O uso de aparelhos eletrônicos não é aconselhável porque eles costumam produzir excitação e impedir o relaxamento necessário para que o sono comece. Crianças e jovens que têm o hábito de levar o telefone celular para a cama estão prejudicando seriamente a preparação para o sono. A luminosidade dos aparelhos de telefone celular é um poderoso estímulo a permanecer acordado, os jogos eletrônicos excitam e prejudicam o relaxamento e as mensagens e acesso às redes sociais colaboram para manter o jovem e a criança longe do sono.

Os maiores erros que os pais costumam cometer em relação ao sono dos filhos é permitir que eles fiquem acordados até tarde, não estabelecer horários para suas rotinas e achar que eles não dormem o suficiente porque são assim mesmo. Os pais precisam se preocupar em criar ritmo para as vidas de seus filhos, mas, para que isto funcione, é preciso que os pais também tenham ritmo em suas vidas. Estar sempre correndo de um lado para o outro, sem horários fixos para as atividades durante o dia e transmitir permanentemente a sensação de ansiedade é nocivo para as crianças. Este é um dos maiores problemas que afetam a qualidade de vida das pessoas neste século.

Lembre-se: lugar de computadores, tablets, laptops e telefones celulares não é o quarto de dormir. Não permita que seus filhos os levem para a cama e muito menos que eles sejam colocados no quarto. Quarto não é lugar de ver televisão, ao menos não para crianças que não capazes de controlar seus impulsos satisfatoriamente.

Bom sono a Todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>