acores (3)

Turismo: Conheça o arquipélago dos Açores

acores (3)

Os Açores são um arquipélago transcontinental e território autónomo de Portugal, situado no Atlântico nordeste. A sua beleza e paisagens espectaculares estão presentes ao longo de todo o ano, por isso visitar as ilhas na altura ”ideal”, depende inteiramente do seu gosto pessoal. O Inverno não é tão frio e rigoroso como noutros locais da Europa (a média ronda os 16ºC) e no Verão, as temperaturas não costumam exceder os 26ºC. No entanto, na minha opinião, a melhor altura do ano para esta viagem de paisagens absolutamente incriveis é sem duvida na primavera ou inicio do verão para poder apreciar o verde e as flores próprias desta época.

Se aprecia as festas tradicionais, visite a ilha Terceira por volta do dia 24 de Junho. É o dia em que a população honra o São João, realizando uma tourada que não deixará de o surpreender. A ilha de Santa Maria celebra as vindimas durante o mês de Setembro. Os habitantes do Corvo saem à rua de espírito entusiasta no dia do seu padroeiro – 15 de Agosto. Na ilha Graciosa, o Carnaval é certamente um dos pontos fortes do ano. Muitas das aldeias e cidades locais organizam desfiles de trajes cheios de cor e danças maravilhosas.

acores (1)

A íntima e óbvia ligação do arquipélago ao mar também origina várias comemorações, com corridas de barcos e outros eventos. A ilha do Pico celebra a Festa dos Baleeiros, de 20 a 26 de Agosto, um oficio atualmente inexistente, mas que durante séculos foi extremamente importante a nível socio-económico. A ilha do Faial celebra também o oceano durante a Semana do Mar, com corridas de barcos durante a primeira semana de Agosto. É também nesta semana que ocorrem concertos com artistas e músicos de todo o mundo.

Se eventos musicais e culturais é o que procura, visite a ilha de Santa Maria durante o mês de Agosto. O Festival Maré ocorre durante este mês, altura em que poderá apreciar a música jazz, rock, pop e a música tradicional portuguesa em toda a ilha. São Jorge oferece desfiles, concertos de música popular, eventos desportivos, exposições e muitas outras actividades durante as duas últimas semanas de Julho.

Lake of Sete Cidades with hortensia's, Azores

O Natal e o Ano Novo também são épocas muitos especiais, especialmente na ilha de São Miguel que celebra as datas com muito esplendor, espectáculos de fogo-de-artifício que enchem a baía de cores cintilantes ao som de música sincronizada.

A melhor forma de se deslocar aos Açores é por avião. Os principais aeroportos estão situados na ilha Terceira, São Miguel, Faial, Pico e Santa Maria. Existem dois voos diários de Lisboa para estas ilhas. Mas também se pode encontrar voos directos de Boston e Toronto para a Ilha de São Miguel. No arquipélago, é possível viajar entre as ilhas de barco ou de avião. As viagens de barco podem ser bastante curtas e panorâmicas entre as ilhas vizinhas, como é o caso do Faial e do Pico. Aconselho a viagem com circuito pré-organizado passando por 3 ou 4 ilhas e fazendo no mínimo, 7 noites. Para quem já conhece os Açores, o arquipélago fica gravado na memória como “um dos últimos paraísos”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>