alimentos integrais

De volta ao frio: Como fortalecer o sistema imunológico…

alimentos integrais

mara camposPor Mara Campos

O inverno está chegando e, especialmente, com a temporada de gripes e resfriados, é importante saber o que podemos fazer para manter um sistema imunológico forte e equilibrado para se manter saudável e evitar infecções.

Comer uma dieta equilibrada com alimentos integrais.

Você precisa de muitos nutrientes, como as vitaminas A, C, D e E, bem como minerais selênio e zinco, e Omega 3s, para apoiar o seu sistema imunológico.

Concentre-se em comer alimentos integrais, como a proteína animal de qualidade de preferencia, legumes, grãos integrais, nozes e sementes, bem como a abundância de frutas e vegetais frescos.

Super alimentos como o pólen de abelha, camu camu, cogumelo reishi, e microalgas pode lhe dar um extra boost.

2 -Evite carnes processadas, frituras, refrigerantes, produtos de panificação processados, ou produtos com adoçantes artificiais ou açúcares refinados. Comer muito deles suprime o sistema imunológico. Principalmente açucar que alimentam os microbios e bactérias.

3 – Consumir mais vitaminas C

Frutas e vegetais frescos são os nossos melhores fontes de vitamina C, que ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico e manter nosso corpo saudável. Grandes alimentos fontes de vitamina C incluem frutas vermelhas, frutas cítricas, kiwi, pimentão, e vegetais verdes escuros.

4 – Use ervas e especiarias.

Cozinhar com cebola, alho, gengibre, pimenta preta, pimenta caiena, curry, e açafrão. Eles contêm componentes que ajudam a aumentar o nosso sistema imunitário.

5 -Beba muita água limpa.

A água ajuda na produção de linfa, que transporta os glóbulos brancos e outras células do sistema imunológico. Manter-se hidratado é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde. Para um impulso extra, adicione uma fatia de limão, que irá fornecer mais vitamina C.

6 -Dormir de 7 a 8 horas de sono.

Fadiga crónica é conhecido para aumentar os riscos de doença. O corpo rejuvenesce e fortalece quando é em repouso. Se você poder, dormir 7 a 8 horas por dia, e se necessário, tomar um cochilo à tarde. Seu corpo vai agradecer.

7- Consumir Probiótico (bactéria do bem).

Sabe-se que cerca de 80% do nosso sistema imunitário está localizado no nosso sistema digestivo. Então, mantendo um intestino saudável é muito importante para manter um forte sistema imunológico. Os probióticos são bactérias boas que podem ser encontradas em alimentos integrais e fermentados, tais como couve crua, miso, iogurte, quefir, Kimchi e microalgas, ou sob a forma de suplementos. Se você tomar suplementos, é melhor escolher uma marca que oferece diferentes fontes de bactérias.

8 – Exercício!

Exercício não é apenas uma ótima maneira de entrar em forma, mas também aumenta a nossa função imunológica, melhora a qualidade do sono, e faz com que nosso corpo mais forte. Se você não tem quaisquer problemas de saúde que o impedem de se exercitar, encontrar o tempo para treino, mesmo que seja apenas uma longa caminhada!

9 – A vitamina D

Muito importante para fortalecer seu sistema imunológico, então se você não pode ir para fora algumas vezes por semana, durante cerca de 30 minutos, sem protetor solar por motivo de baixas temperaturas Você pode suplementar com doses de vitamina D

10 – Relaxar, rir e aproveitar a vida.

O estresse crônico e depressão pode enfraquecer o sistema imunológico e nos torna mais vulneráveis à doenças. É importante ter o tempo para aproveitar a vida e se divertir!

Tenham todos um feliz e saudável inverno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>