holidays season

Natal e Ano Novo são sinônimos de stress e ansiedade?

holidays season

Por Lenilson Ferreira

Olá! Alguns leitores me enviaram mensagens relatando que costumam se sentir mais ansiosos nesta época do ano, principalmente devido às comemorações de Natal e de Ano Novo, além das muitas comemorações típicas do período. Nossas empresas, nossos amigos, clubes, confrarias e outros grupos programam suas comemorações para o mês de dezembro.

Dezembro deve seu nome à palavra latina decem (dez) por ser o décimo mês do calendário Romano. O imperador Cômodo quis dar a este mês o nome de Amazona, para homenagear uma dama romana de quem trazia um anel ao dedo, mas a ideia não vingou. Este mês sempre teve um caráter festivo. Os romanos celebravam, entre outras festividades, as Faunaes, em honra aos Faunos das florestas, as Brumaes em honra a Baco e as Saturnaes, em homenagem ao Deus Saturno. Esta última festa é hoje conhecida como o carnaval.

Como devo me portar nas festas que minha empresa organiza no fim de ano? Tenho de dar presentes a todos os parentes e amigos que estarão na festa de natal da família? Como reagir ao aumento de ansiedade às portas do novo ano? Estes foram os três temas centrais às perguntas dos leitores.

O comportamento em festas corporativas é realmente um tema com o qual todos devemos nos preocupar. Por mais que estejamos em um momento festivo, é importante lembrar que se trata de um evento da empresa e não um evento particular. Não estamos apenas entre amigos. Você estará, sim, sendo observado todo o tempo. Portanto, a dica principal é fazer tudo comedidamente. Beber demais, falar alto demais ou comportar-se espalhafatosamente são atitudes que podem comprometer sua imagem perante seus superiores. Moderação! Esta deve ser a palavra de ordem durante as comemorações.

A questão dos presentes de natal é bem mais complexa. Eu entendo que o que deve ser levado em consideração é a tradição familiar. Não creio que sejamos obrigados a presentear todos os parentes e amigos presentes à Festa de Natal. O mais natural é presentearmos os mais próximos, sem esquecermos as crianças. Naturalmente, não devemos também nos esquecer de nossos anfitriões…

Quanto à ansiedade que a chegada de um novo ano costuma gerar em todos nós, é importante observar que isto depende enormemente do padrão de ansiedade individual. Pessoas que normalmente têm um padrão emocional marcado por alto nível de ansiedade tendem a se sentir ainda mais ansiosas nesta época. O que fazer? Uma alternativa é lembrar que a chegada de um novo ano pode ser interpretada como um novo ciclo de oportunidades. Imagine como seria a nossa vida se não houvesse a convenção de dividirmos o tempo em ciclos. O mundo não funcionaria se não tivéssemos a referências das horas, dos dias e dos anos. O tempo é uma convenção, mas a cronologia nos auxilia a planejar nossas vidas, executar nossos planos e, consequentemente, evitar que a passagem do tempo contribua para aumentar ainda mais nossos níveis de ansiedade.

Envie-nos suas questões ligadas às emoções. Nosso e-mail é professorlenilsonferreira@gmail.com.

Boa Saúde Mental, Feliz Natal e Feliz Ano Novo a Todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>