saude emocional mulher

Saúde Emocional da Mulher

saude emocional mulher

Por Lenilson Ferreira

Se você é mulher, saiba que existe atualmente neste planeta uma preocupação crescente com sua saúde emocional. A razão é absolutamente simples: as mulheres apresentam muitas desvantagens em relação aos homens na área as saúde emocional ou da saúde mental.

A Organização Mundial da Saúde afirma que as mulheres têm melhor saúde do que os homens em algumas áreas, mas estas áreas não incluem a saúde emocional.

Mulheres estão muito mais expostas do que os homens a fatores de stress como a violência sexual, sofrem profundas alterações de humor durante a menstruação, a menopausa e a gravidez, são mais vulneráveis à depressão, à bipolaridade, ao transtorno de ansiedade, a problemas alimentares como a anorexia e a bulimia, ao stress pós-traumático e a doenças auto-imunes como o lúpus.

Cerca de 80% dos casos de depressão ocorrem entre mulheres. Apenas esta realidade já seria um peso imenso para a saúde emocional das mulheres, simplesmente porque a depressão já é a doença que mais incapacita seres humanos no mundo. Há uma epidemia de depressão varrendo todos os cantos do planeta e as mulheres são as principais vítimas. Sabemos que 1 em cada 5 mulheres terá ao menos um episódio depressivo durante a vida, com enorme impacto sobre a qualidade desta vida.

O crescente hábito de fumar e beber entre as mulheres lhes dá outra enorme desvantagem sobre os homens na área da saúde emocional. Elas toleram menos o uso e o abuso do álcool porque metabolizam drogas de forma muito diferente dos homens. O crescente uso de drogas entre mulheres é uma consequência direta de maior incidência de transtorno de ansiedade entre elas.

O que devem as mulheres fazer para prevenir e remediar problemas emocionais?

Ficar longe de drogas, entre elas álcool e cigarro, é uma estratégia eficiente. Ter um projeto de vida reforça a auto-estima e o sistema imunológico. Hábitos alimentares e a prática de atividades físicas são componentes essenciais nesta lista. Fazer terapia (psicanálise) é outro fator que reforça a saúde emocional de uma mulher. A fé é um componente muito eficiente nesta equação.

Não há uma forma mágica. O bom senso e cuidados consigo mesma é o caminho a ser trilhado. A Psicanálise é um poderoso aliado, como observo entre as muitas pacientes que tenho em meu consultório no Brasil. Cuidem-se, mulheres! Caso tenham dúvidas, enviem suas questões para o email professorlenilsonferreira@gmail.com ou um WhatsApp para 5521 998.722.924 e eu terei prazer em lhes auxiliar.

Boa Saúde Emocional a Todas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>