bolo de coco destaque

Receita de Bolo de Coco

bolo de coco destaque

Por Carolina Labaki

Rendimento: 1 fôrma (10 xícaras) / Tempo Total: 2h

Ingredientes:

  • 3 xic. (375g) de farinha de trigo
  • 1 colh. sopa de fermento
  • 1/2 colh. chá de sal
  • 200g de manteiga
  • 2 1/2 xic. (562g) de açúcar refinado
  • 2 ovos
  • 2 gemas de ovo
  • 2 colh. chá extrato de baunilha
  • 1 1/3 xic. (315ml) de leite de coco

Modo de Preparo:

Antes de começar a preparar a massa, unte a sua fôrma. Você tem duas opções: pincelar com manteiga e depois passar a farinha, ou, passar o spray de óleo e depois passar a farinha. Em qualquer uma das opções você deve sempre passar a farinha pelo molde, assim você evita qualquer chance da sua massa grudar e a farinha também ajuda a deixar o bolo com uma cor dourada maravilhosa. Eu faço isso sempre e sempre sai perfeito!! Dê muita atenção aos cantinhos e tire totalmente o excesso de farinha.

Pré aqueça o forno a 180ºC

Como sempre, quando fazemos um bolo que vai manteiga, comece batendo na batedeira com a pá (raquete) a manteiga e o açúcar até obter um creme branco. Em outro bowl, junte a farinha com o fermento e o sal.

Adicione os ovos, um a um, batendo bem e raspando as laterais do bowl até obter um creme claro e suave.

Como estamos usando duas gemas, o creme não fica tão branquinho.

Adicione o leite de coco, o extrato de baunilha, os secos e bata só até obter uma massa homogénea. Nunca devemos bater demais após adicionar a farinha.

A massa fica com uma aparência bem fofa e aveludada.

Despeje a massa na fôrma e espalhe a massa com uma espátula. JAMAIS bata a forma para tirar o ar da massa, esse ar é importantíssimo para o crescimento do bolo. Leve ao forno pré aquecido por 50 minutos.

Antes de tirar o bolo do forno, faça o teste do palito para ver se esta totalmente assado. Ao tirar do forno, deixe esfriar por 10 minutos e desenforme.

bolo de coco

Recheio de Chocolate Branco com Coco:

INGREDIENTES:

  • 6 colh. sopa de leite de coco
  • 2 xic. (250g) de açúcar de confeiteiro
  • 3/4 xic. (170g) de chocolate branco derretido
  • lâminas de coco tostadas (você pode tostar em uma frigideira)

MODO DE PREPARO:

Misture o açúcar de confeiteiro, leite de coco e chocolate branco até obter um glacê.

Com o bolo frio e o glacê pronto, cubra o bolo com o glacê e enfeite com o coco lâminado.

Agora é só servir!! Aqui em casa servimos com café coado na hora e foi um sucesso! Vou até confessar que no dia que esquecemos de comprar pão comemos esse bolinho tostado com manteiga, e ficou sensacional. hahaha.

Apesar da quantidade de açúcar que vai na massa, o bolo não fica super doce e o sabor do coco é justo o necessário. Para os amantes de chocolate, a cobertura poderia ter sido feita também com chocolate amargo, porque no final, o chocolate branco com o açúcar de confeiteiro são uma bomba de doce. Também é importante sempre usar um chocolate de boa qualidade, o meu era do Ecuador da marca Republica del Cacao

Espero que vocês gostem e façam a receita em casa! Postem com a hashtag #thinkingsweet e me marquem para eu ver as delicias de vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>