aniversario villa lobos (1)

Aniversário de Villa-Lobos foi comemorado com apresentação inédita…

aniversario villa lobos (1)

… reunindo os mais talentosos músicos clássicos brasileiros em Nova Iorque.

Por Viviane Faver

130 anos do Villa-lobos foi comemorado em grande estilo com apresentação única no Baruch Performing Art Center, em Nova Iorque dia 5 de março.

Evento realizado pela Brazilian Music Foundation (BMF) reuniu músicos locais que apresentaram obras imortais de Villa-Lobos como o Choro n. 1, 5 prelúdios, Quarteto de Cordas n. 5, Bachianas Brasileiras n. 5 com a soprano Angélica de la Riva e quarteto de violão.Melodia Sentimental, Canção do Amor, Alma Brasileira (Choro n. 5) com o pianista Max Barros, e outras peças belíssimas do autor regidas pelo maestro Rafael Piccolotto.

O projeto ainda contou com o importante apoio da Sônia Rubinsky, vencedora do LATIN GRAMMY em 2009 como “Melhor Gravação Clássica do Ano” das obras de piano de Villa-Lobos, Museu Villa-Lobos (SP) e João Luiz Rezende.

aniversario villa lobos 3

Para Angélica além do espetáculo em si, essa é uma iniciativa importantíssima da BMF de celebrar fora do Brasil o aniversário de 130 anos de Villa-Lobos, que com certeza é um dos nossos compositores mais importantes e um dos melhores do século 20, “Muito conhecido, porém apenas em alguns círculos. Por isso acho muito importante manter a performance do Villa-Lobos viva. Não por ser brasileira que estou dizendo isso, mas pela qualidade da sua música.”

Ela acrescenta que Villa-Lobos tinha uma capacidade de absorver o que significa Brasil, transmitindo a cultura brasileira dentro da musica classica. “Uma pintura do Brasil em música”, define Angélica.

Sobre a questão da musica brasileira em Nova Iorque, Angelica afirma que ela ja tem um espaço na Big Apple, existem várias instituições que trazem música e artistas brasileiros para Nova Iorque, porém com uma homenagem ao Villa-Lobos , é a primeira vez e essa com certeza será a apresentação mais importante sobre artistas brasileiros em Nova Iorque.

“Me sinto fantástica, porque é uma honra ser capaz de interpretar um compositor como Villa-Lobos”, conclui.

Responsável pelos arranjos, maestro Rafael, que terminou o doutorado em Miami e se mudou para Nova Iorque há 4 meses, vai reger pela primeira vez um conserto . “Estou muito feliz de ter essa oportunidade e principalmente ter conseguido unir todos esses músicos que estão participando desse projeto”, declara.

Segundo ele, a importância desse projeto vai além “de ser apresentado em Nova iorque”. Rafael explica que a música brasileira muitas vezes não é valorizada dentro do nosso próprio país. “A maioria das orquestras no Brasil tocam um repertório padrão, que é um repertório de música europeia. E o Brasil tem uma série de compositores que escreveram músicas clássicas e que muitas vezes não são tão apresentados quanto eles mereciam, e o Villa-Lobos é um desses casos”, diz.

aniversario villa lobos 2

Este também será o primeiro evento desse porte para o brasileiro engenheiro de som, Vitor Hirtsch, também, ansioso com o projeto que define como ambicioso. “Irei fazer toda a captação do audio, com vários canais de gravação. Vamos captar tudo com 16 canais e depois será feita a pós produção com masterização, tudo a nível profissional em estúdios em NY, com parcerias que a gente tem na cidade”, explica, acrescentando estar alerta com cuidados máximos na função do projeto para poder alcançar a grandiosidade da música do compositor.

Madalena Sousa, fundadora do BMF, ‪residente Nova Iorque ‪há 30 anos, conta que esse projeto vem sendo desenhado na sua cabeça desde 2011 quando esteve no Lilncon Center assistindo João Carlos Martins com a sinfónica brasileira apresentando Villa-Lobos e me encantei. “Anos se passaram e no final de 2016 conheci o maestro Rafael, conversamos, dividimos a mesma vontade de fazer esse projeto acontecer e em um mês e meio conseguimos juntar todos os músicos que aqui estão. Para mim esse projeto é uma realização de um sonho”, se emociona Madalena.

Ela ainda conclui dizendo que a proposta desse projeto não se limita a esse único show, visando a esse movimento da música clássica brasileira e a sua valorização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>