Ay Caramba! Cercada pelo mar do Caribe, além de história, Cuba tem cenários paradisíacos

turismo cuba 201703 (7)

Por Carol Contri

Muitos são os encantos que instigam e levam milhares de turistas anualmente à Cuba. Seja pelo mar caribenho que banha a ilha, pela charmosa arquitetura de Havana ou pelo regime comunista do eterno ditador Fidel, quem escolher o país como destino encontrará uma diversidade de opções que irão rechear seu roteiro. Localizada na América Central, Cuba conta com temperaturas agradáveis o ano todo, é alegre e seu povo é hospitaleiro.

turismo cuba 201703 (5)

A primeira parada é a capital Havana. É lá que se conhece a verdadeira Cuba. Quem visita o destino vive momentos únicos e marcantes, graças às diversas opções culturais que prometem não deixar ninguém parado, como as discotecas embaladas por muita salsa, rumba e bolero, regados a drinques tropicais inesquecíveis. Além disso, a cidade conserva as características do período colonial e possui inúmeras construções históricas valiosas, como o museu municipal e o museu de arte colonial, localizado na Plaza de La Catedral. Além dos excelentes programas noturnos, como restaurantes, discotecas, cabarés e teatros, o país apresenta durante todo o ano importantes concursos e festivais internacionais de música, cinema, artes plásticas e dança.

turismo cuba 201703 (2)

Santiago de Cuba é a segunda cidade em importância do país. É a mais caribenha de todas e possui seu próprio carnaval, celebrado em Julho. É nessa região que são fabricados os fumos para os famosos charutos cubanos.

O país é a maior ilha do caribe e além de contar com um maravilhoso litoral de mar azul-turquesa, possui pequenas ilhas conhecidas como cayos, sendo Cayo Largo um dos mais conhecidos. Outras opções de ilhotas são Cayo Coco, Cayo Guillermo e Cayo Santa Maria. Ainda no litoral, um dos mais importantes pólos turísticos do país é Varadero, que é o principal destino de sol e praia de Cuba. Com uma estreita faixa de terra com mar dos dois lados, Varadero tem hotéis de excelente qualidade, a maioria deles com serviço “All Inclusive”. O trajeto que vai de Havana a Varadero é agradável e dura aproximadamente 2 horas e meia se feito de carro.

turismo cuba 201703 (6)

Gastronomia – O prato típico de Cuba é o Ajiaco, sopa feita à base de carne e vianda. Por lá consome-se muito peixe e o destaque fica por conta do Pargo. A refeição do dia-a-dia cubano lembra muito a brasileira: Salada de pepino, arroz, feijão preto, carne de porco cozida e mandioca. A sobremesa fica por conta do simples arroz-doce.

Compras – Não tem como voltar para casa sem os típicos runs e charutos cubanos. Considerados os melhores do mundo, é possível adquiri-los nos estabelecimentos oficiais e nos principais hotéis turísticos, mas não esqueça de pedir nota fiscal. Outro produto tipicamente cubano são as estatuetas das virgens feitas em estuque ou gesso pintadas a mão. Recomenda-se prestar atenção quanto aos livros que você for levar para casa, pois os publicados antes da década de 40 são considerados patrimônio nacional e não podem deixar o país.

turismo cuba 201703 (4) turismo cuba 201703 (3) turismo cuba 201703 (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>