arte imaginacao 201703 (3)

Imaginação, Arte e Persistência

arte imaginacao 201703 (3)

Por Viviane Faver

Fernando de Jesus Oliveira, Ferjo, nasceu na Bahia no Brasil em 1946 e se tornou um dos artistas mais dinâmicos e intrigantes do cenário internacional contemporâneo.

Ferjo se mudou para Estados Unidos em 1974 para estudar na Academia de Belas Artes da Pensilvânia – uma instituição há muito reconhecida por sua tradição na pintura realista e escultura. Durante este período de cinco anos, ele começou a pintar paisagens de estilo cubista , eventualmente mudando para o retrato realista.

Logo o artista se especializou no surrealismo.

A capacidade de Ferjo de pintar de forma realista e, em seguida, estender a uma visão surrealista alucinógena, repleta de conotações simbólicas tiradas do mundo dos sonhos e da imaginacao, é um dos atributos mais surpreendentes da pintura recente.

arte imaginacao 201703 (2)

Uma das maiores dificuldades que ele encontrou quando se mudou para USA foi a barreira da lingua.”Quando cheguei aqui nao existia a exigencia de saber ingles para entrar na escola, entao tive dificuldades para entender as aulas ate no quarto ano de faculdade”, conta.

Ferjo nunca desistiu e isso se espelha na maneira como construiu sua carreira por aqui. “Para me destacar comecei a pintar quadros diferentes e com uma personalidade forte impressa em cada pintura minha”, completa dizendo que todas suas pinturas tem um ovo partido que simboliza nascimento, morango e peixe que simbolizam vida e borboleta que simboliza liberdade.

arte imaginacao 201703 (4)

“Bem no comeco nao tinha dinheiro e comecei a trabalhar em New Jersey num studio com muita dificuldade, quando um dia um senhor apareceu para comprar um dos quadros. Ele era o dono do predio e resolveu me ajudar me contratando. Logo em seguida um cliente levou um quadro meu para Nova Iorque e foi um sucesso. Neste instante minha carreira finalmente decolou”, conta.

Apos esse acontecimento ele comecou a trabalhar para rede de galerias Wantho entre outras espalhadas pelo mundo.

Com toda essa experiencia de vida em busca da sobrevivencia da sua arte, Ferjo aconselha a qualquer um que queira seguir adiante que nunca desista. “Voce vai escutar muitos NAOS de diferentes pessoas, porem nao pode deixar que isso influencie sua vida. Tem que ser forte e acreditar em si, mesmo que o mundo esteja desabando na sua frente e seguir adiante. E exatamente essa caminhada que faz a diferenca”, conclui.

arte imaginacao 201703 (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>