decoracao piso

Beleza que vem do chão: Escolha do piso faz a diferença quando o assunto é conforto

Por Carol Contri

Com tantas opções e variedades no mercado, fica difícil saber qual piso escolher na hora do revestimento da casa. No momento da escolha é preciso pensar no conforto e no toque de glamour que eles podem dar à decoração.

Mas, é importante pensar qual a “cara” que você quer dar ao ambiente e se o piso combina com ele. Com isso, você evitará reformas posteriores, pois cada um deverá ser aplicado em áreas apropriadas, sendo prático e agradando esteticamente.

Os pisos mais procurados são os de madeira e porcellanato, mas eles devem ser muito bem escolhidos. Para aqueles que procuram um toque a mais podem optar pelo mármore, tábuas corridas ou laminados. Nesses casos é preciso ficar atento a resistência e nível de absorção de água.

Em ambientes como a sala, a designer aconselha o uso de pisos grandes que podem ter alto brilho ou serem acetinados. Nos banheiros é recomendado o uso de peças menores e porcellanato, já nos dormitórios a preferência é para os pisos de madeira, que podem ser tacão ou carpete de madeira. Para dormitórios de bebê o ideal é utilizar piso vinílico devido ao cuidado de limpeza e praticidade para a criança poder brincar em um piso que não é gelado e é fácil de manter limpo.

A escolha do piso da cozinha tem um agravante, a gordura. É preciso ficar muito atento a essa inimiga principal, por esse motivo   que os pisos porosos e foscos devem ficar fora desta escolha, neles a gordura é facilmente penetrada. A melhor opção são os pisos claro, pois além de combinarem com tudo não saem de moda.

Em espaços de lazer, escolha materiais resistentes e antiderrapantes. Entre as pedras, os quartzitos são os mais usados, destacando as pedras mineiras. No mercado, há também opções em cerâmica e piso cimentícios para as áreas de lazer.

Outra preocupação nessa escolha é se os pisos devem estar em harmonia com os móveis escolhidos para a casa. As cores dos móveis não influenciam sozinhas, é preciso sempre olhar o conjunto de objetos que compõe a decoração. Geralmente um móvel escuro pede um piso mais claro e vice-versa, mas não uso como regra, tudo vai depender do contexto e da história do ambiente. Confira algumas dicas de materiais de revestimentos para deixar sua casa muito mais bonita:

Cerâmica

Uma boa opção para quem se preocupa com limpeza e economia, pois é um piso que não precisa de manutenção e nem de pintura. Além de ser fácil de limpar, a cerâmica pode ser usada em diferentes ambientes, como sala, cozinha, quintal e até garagens. Se preferir colocá-los no quarto ou na sala é aconselhável usar tapetes, por serem frios e duros. A cerâmica oferece as opções esmaltadas, naturais e porcellanato.

Madeira

O uso desse material depende do gosto, mas geralmente são usados na sala, corredores e quartos. É um piso que além de dar um toque de requinte ao ambiente e deixa-lo mais aconchegante, tem um ótimo custo.

Pedras Mármores e Granitos

Os mármores e granitos tem em comum a resistência, a durabilidade e a fácil manutenção. As pedras valorizam o ambiente e são muito usadas em áreas internas, como salas, halls e outros ambientes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>