costa rica (5)

Pura Vida: Costa Rica

Costa Rica traz encantos naturais e opções de aventura que atraem turistas do mundo todo.

Por Carol Contri

Localizada na América Central e banhada pelo oceano pacífico e pelo atlântico na costa do Caribe, a República da Costa Rica, ou simplesmente Costa Rica é conhecida como ‘paraíso’ para os amantes de adrenalina. Isso por que o lugar que é conhecido mundialmente por suas belezas naturais oferece encantos que vão desde vulcões ativos, fascinantes cachoeiras à lindas praias com ondas perfeitas e que são procuradas por surfistas dos quatro cantos do planeta.

Com 25% de sua área total preservadas e protegidas em parques nacionais, reservas biológicas, reservas privadas e refúgios nacionais, o país apresenta uma grande diversidade geográfica, o que o torna ideal para a prática de esportes de aventura, como o rafting, cavalgadas, trilhas de bicicleta, canopy, canoying e até bungee jump, podendo ser praticado na The Old Bridge over Colorado, que se localiza na capital do pais, San José, sobre o rio colorado e a uma altura de 40 metros.

costa rica (8)

Os vulcões ativos de Costa Rica são um dos maiores atrativos ao turista que vai ao país. Um dos mais visitados é o vulcão Arenal, que está localizado no Parque Nacional Vulcão Arenal, na região norte do país. Possui 2 milhões de anos, altitude de 1.633m e sua última grande erupção foi no ano de 1968. Desde então o Arenal encontra-se em atividade mais leve e expele em pequenas explosões rochas incandescentes, lava e fumaça todos os dias. “ Com boas condições climáticas, a noite é possível observar um verdadeiro espetáculo da natureza”, fala Maria Bernadete de Almeida, da Freeway Adventure.

A prática de esportes aquáticos também é muito procurada dentre os turistas que visitam Costa Rica, já que o lugar conta com praias paradisíacas, de águas claras, recifes de corais e grande diversidade de peixes, uma boa opção para que gosta de mergulho. Outro atrativo é o surfe, já que tanto no lado do oceano atlântico quanto no lado do pacífico o mar é de água quente o ano todo e as ondas são consideradas perfeitas pelos surfistas.

costa rica (7)

As principais praias para a prática de surf são a de Tamarindo, Roca Bruja, Playa Grande, Avellanas, Playa Negra, Playa Hermosa, Jacó e Playa Escondida, todas essas localizadas no lado do oceano pacífico. Mas para Adriano ‘Tiga’ Oliveira, de 32 anos, o lugar perfeito para o surf é a praia de Salsa Brava, que fica do lado do oceano atlântico. “É um pouco mais perigoso, já que essa praia é rasa e tem fundo de coral, o que dá muito mais adrenalina”, conta o empresário que já esteve no local duas vezes.

Mas nem só de adrenalina e emoção é feita Costa Rica. A capital San José oferece várias opções culturais para quem visita o país, já que além de suas belas paisagens, possui museus, galerias e uma agitada vida noturna. A basílica de Nuestra Senhora de Los Angeles, construída em homenagem à padroeira de Costa Rica é um dos lugares mais visitados.

costa rica (9)

Mas fique atento. Antes de ir à Costa Rica é preciso prestar atenção a alguns detalhes, como tomar a vacina contra febre amarela no mínimo 10 dias antes da viagem. Outro fator importante é que o turista brasileiro pode permanecer no país por até 90 dias, por isso é preciso comprovar que você tem uma passagem de saída do país assim que chegar lá.

Enfim, muitas são as vantagens que Costa Rica tem a oferecer. Além de um cenário maravilhoso, o lugar faz com que você se aproxime da natureza, deixando você purificado e cheio de vida, exatamente como diz a expressão mais usada no local, Pura Vida!

Rio Celeste Falls

Rio Celeste Falls

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>