Telebrás inaugurará novo satélite em outubro e faz confêrencia em Nova Iorque para captar investidores.

por Viviane Faver

 

        A Telebrás realizou neste final de semana, 4 e 5 de agosto, em Nova Iorque, no hotel JW Marriott Essex, uma conferência sobre o satélite SGDC, o primeiro a cobrir todo território nacional e America Latina com capacidade de 58 GB por segundo. O objetivo do evento foi captar investidores estrangeiros.

         Segundo o Presidente Interino da Telebrás, Jarbas Valente, o projeto começou em 2011 e será inaugurado em outubro deste ano. O investimento inicial foi de R$ 2 bilhões e espera-se um retorno total em cinco anos.

    “Os americanos são os maiores provedores desse serviço no mundo. Atualmente os Estados Unidos é o país que possui melhor banda larga via satélite sendo os maiores investidores e podendo levar essa expertise para o Brasil”, declara Valente.

           De acordo com o subsecretário do Tesouro Nacional, José Franco M. de Morais, o satélite tem uma vida útil de aproximadamente 18 anos prestando serviço para todo Brasil, com uma capacidade de banda larga dezena de vezes maior do que os satélites tradicionais.  sgdc-900

Benefícios do Projeto

           Valente aponta dois fatores importantes.  a possibilidade do governo federal levar internet para escolas públicas inserindo-as na inclusão digital, e também nos postos de saúde das áreas carentes como nos navios da Amazônia que poderão atender a comunidade utilizando uma internet mais rápida. Estes serviços serão utilizados ainda na área de comunicação e segurança pública.

           O subsecretário do Tesouro Nacional acrescenta que, atualmente, 45% dos domicílios brasileiros, a maioria rurais, não têm condições de contratar uma internet de 10 mega por falta de

infraestrutura. “Esse satélite vai entregar internet de com até 30 mega para esse domicílios e empresas com preços competitivos até 15 vezes mais barato que as concorrentes.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>