decoracao 201709 (2) destaque

DECOR: Espaço só deles

Planejar um cantinho para brincadeiras é importante para as crianças soltarem a imaginação

Por Carol Contri

Criança gosta mesmo é de brincar e colaborar para que esse momento seja sempre muito alegre e especial é dever dos pais, que podem, mesmo com poucos recursos, criar um cantinho para os pequenos soltarem a imaginação. Só é preciso muita criatividade para que tudo fique com a cara da criança.

O cantinho divertido pode ser montado em qualquer lugar da casa, no quarto, sala, escritório, varanda. O melhor lugar é aquele onde a criança pode soltar a imaginação e brincar a vontade. Infelizmente a maioria das crianças de hoje, perdeu o espaço e a liberdade de brincar no quintal, sem contar também que os quartos foram ficando cada vez menores.

decoracao 201709 (1)

Para tornar tudo mais lúdico, que tal fazer isso da perspectiva da criança. O espaço acompanha o crescimento da criança e vai se adaptando aos novos aprendizados. Nessa perspectiva se preza pelo espaço mais livre, sem muitos obstáculos, e que valoriza a liberdade da criança, permitindo que ela já inicie as primeiras decisões, como, por exemplo, sair da cama ao acordar sem precisar chorar, como acontece no berço. Ainda nesse estilo, tudo é deixado ao alcance dela por isso, geralmente, criando cantinhos de leitura, mini guarda-roupas, paredes para riscar ou colar ímãs etc.

 decoracao 201709 (2)

Aproveitando espaços pequenos

Se você não tem na sua casa um espaço grande para dedicar a esse cantinho, você pode fazer boas adaptações que se tornarão muito especiais.  Nestes casos pode-se considerar explorar diferentes alturas (dependendo da idade das crianças que utilizarão o espaço),  por exemplo, uma cama mais alta, pode esconder embaixo uma casinha de bonecas ou um “forte”  (basta colocarmos uma cortininha) e da altura da cama, pode descer um mini escorregador;  ou uma parede do ambiente pode ter elementos de uma pequena escalada, uma cama baixinha pode conter uma “cobertura” em forma de oca de índio, ou uma cortina que permita uma “cabaninha”. Temos sorte que as crianças tem uma incrível imaginação e não precisam de muito para se divertirem! Crianças são únicas e desde cedo possuem seus interesses individuais! Sempre é valido conversar com os pequenos donos do espaço, ver do que gostam, deixa-los opinar nas cores e no que gostariam de ter no cantinho da brincadeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>