nutricao shopping

Dicas para compras saudáveis

Por Mara Campos

É incrível como uma simples ida ao supermercado ou loja de alimentos naturais de repente pode parecer assustador, seja para quem está seguindo um plano alimentar para perder peso ou simplesmente para manter uma alimentaçāo mais saudável em casa. Pode até ser, mas não se preocupe! Aqui estāo algumas dicas que podem ajudá-los:

• Comece enchendo seu carrinho de supermercado com verduras, legumes, raízes e frutas frescas o quanto mais colorido nas suas escolhas melhor, tendo já em mente como irá prepará-los: saladas, refogado, salteado, purê, assado …juntando a eles sempre com algum tipo de proteína animal.

• Compre grāos, sementes e diferentes tipos de nuts, de preferência crus e na sessão que vende por peso. Esses itens são muitas vezes mais frescos, há menos embalagens para reciclar, e você vai economizar dinheiro.

• Alimentos de geladeira como carnes vermelhas magras, frango, perú, devem ser de preferência, aqueles que nāo foram criadas em cativeiros mas em pastos abertos (grass fed) e sem tratamentos de antibióticos. Opte por peixe selvagem, ovos e yogurt orgânicos, Kefir e leites vegetais (de amêndoas, castanhas, coco, etc.)

• Farinhas: é possível preparar, bolos, pāes, muffins, cookies com farinhas mais nutritivas e mais saudáveis ou sem gluten como farinha de arroz integral, millet, aveia, quinoa, spelt e grāo de bico.

• Adoçantes naturais: seja determinado e leve pra casa apenas adoçantes nāo refinados. Os meus favoritos sāo: mel puro, maple syrup 100% natural, rapadura ou açúcar mascavo, açúcar de coco. Outra opçāo é a stevia em líquido, menos processada. No entanto, deve sempre ter em mente que açucar é açúcar e deve ser consumido com moderaçāo!

• Óleos : escolha também os nāo refinados e prensados a frio. Para cozinhar opte pelo óleo de abacate, girassol, semente de uva. Para receitas doces o óleo de coco e azeite extra virgem para salada. Manteiga clarificada (Ghee) também é uma opçāo mais saudável para cozinhar.

• Ervas e condimentos para temperos ou chás da sua preferência, a variedade é grande! Secos ou frescos, abuse da salsinha, cebolinha, oregano, açafrāo, cuminho. Também gosto muito de um chamado Mrs.Dash por que é livre de conservantes, MSG e sal.

Frutas e legumes congelados são uma excelente alternativa quando o fresco não é possivel. Enlatados, pacotes e embalagens em conservas, muitas vezes contêm açúcares, conservantes ou aditivos . Se você tem que comprá-los, certifique-se de ler com cuidado o rótulo.

Te encorajo a comprar algo que nunca experimentou, com mente aberta para descobrir novos paladares e aumentar a qualidade de sua alimentação. Happy shopping!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>