capa ian oliveira 201710 (3)

Geração ”Youtuber: Ian Oliveira

O jovem “Youtuber” já bateu a casa dos 200 mil inscritos em seu canal e mostra que as coisas simples do cotidiano é conteúdo que agrada milhares de pessoas.

 Por Marisa Abel

capa ian oliveira 201710 (1)Ian Oliveira tem apenas 18 anos, começou agora os seus estudos universitários aqui nos Estados Unidos, com objectivo de se formar em Filmaking mas já é fenômeno nas redes sociais. Em 2014 ele teve um sonho, no qual postava videos na Internet e as pessoas vinham lhe agradecer porque os videos tinham mudado a vida delas. Então no final de junho de 2016 ele decidiu fazer desse sonho uma realidade e começou a gravar e postar em seu canal no Youtube.

Ele conta que nem esperava tanto impacto, pois segundo Ian, com aproximadamente seis meses conquistou mais de 200  mil seguidores. “Os primeiros seguidores foram meus amigos, pois eu postava nas minha mídias sociais, depois vieram as pessoas que tem afinidade com meu conteúdo, como eu posto em vários grupos acredito que muitas delas vieram deste grupos”.

Ian acredita que 90% de seu público são de jovens brasileiros, residentes no Brasil, que sonham em ter uma experiência internacional, assim como ele está tendo neste momento. Os vídeos são totalmente roterizados e produzidos por ele, porém, quando a demanda de estudos aumenta ele pede “socorro” para uma editora ajudar na edição do material gravado, mas basicamente o jovem faz tudo sozinho. Confira o bate-papo que tivemos com ele, e é claro que foi em formato de vídeo.

AVM: Seu vlog é basicamente voltado para o público adolescente. O que você acha que fez o diferencial para conquistar seus mais de 200k  seguidores?
IA: Acho que foi o fato de eu postar o que acontece no meu cotidiano e mostrar pra eles que se eu consegui eles também conseguem. Eu sempre acompanhava canais de intercâmbio e eles não mostravam o que eu queria ver, eles sentavam na frente da câmera e falavam.  O que eu  queria era ver as experiências, então foi quando tive a ideia de trazer esse tipo de conteúdo, que é o que eu queria ver. Sai gravando meu dia a dia nos Estados Unidos e isso aliado à qualidade dos vídeos ajudou a ter seguidores no meu canal.

Processed with VSCO with c3 preset

AVM: Qual o impacto que você causa para eles com os seus videos?
IA: Muitas pessoas, ao verem os vídeos, conseguem entender que não é impossível estar aqui, que eles podem conquistar esse sonho.  Eu procuro incentivar estas pessoas a seguirem seus sonhos independente de qual seja ele.

capa ian oliveira 201710 (10)AVM: De tudo que você já presenciou aqui nos EUA, qual foi o momento que te deixou mais admirado e qual situação foi a mais cômica?
IA: Mais admirado foi a segurança daqui a ponto das casas não terem grade nem portão e a mais cômica, hahhahaha não sei dizer uma, pois eu pago mico todo dia aqui, tenho milhares.

AVM: No futuro você pretende continuar sua jornada no vlog com outro tipo de assunto ou pretende continuar com o estilo mais cotidiano que apresenta hoje?
IA: A gente nunca sabe o dia de amanhã, pode ser que apareça um formato de vídeo que eu goste mais, mas por enquanto pretendo permanecer como está.

AVM: Com sua experiência neste tempo com o vlog, o que hoje você consegue fazer de “olhos fechados”  e o que te toma mais tempo?
IA: Eu tinha muita dificuldade de achar um formato de vlog para o meu dia a dia e hoje isso é muito fácil. E algo que não é difícil, mas toma muito tempo são as edições dos vídeos.  São entre 5 e 6 horas editando.

Processed with VSCO with c4 preset

Processed with VSCO with c4 preset

AVM: Ter tantos seguidores te deu popularidade na comunidade que vive hoje? Mudou alguma coisa no seu cotidiano?
IA: Na verdade não porque 90% do meu público está no Brasil, mas o canal mudou meu cotidiano, porque sempre necessito deixar um tempinho para fazer o roteiro, gravar e editar.

AVM: Ser uma pessoa pública implica diversas responsabilidades e também cobrançcas, como você lida com isso?
IA: Bem tranquilo na verdade, sempre sendo eu mesmo, eu só passei a ter mais cuidado com minhas palavras porque na Internet, às vezes por causa de uma vírgula as pessoas podem interpretar de maneira errada, mudando totalmente o contexto do que você quis dizer.

Processed with VSCO with hb2 preset

AVM: O que mais te diverte quando você prepara os assuntos que vai abordar no seu canal?
IA: Pra falar a verdade,  eu me divirto mais gravando, porque tudo que está lá é a primeira vez que eu estou vivenciando, é sempre uma experiência diferente, os lugares que eu vou pela primeira vez.

AVM: Você é de uma era que basicamente nasceu com Internet e todo um leque de opções de tecnologia à sua disposição. Qual sua reação quando você não tem nenhum destes recursos ao alcance de suas mãos?
IA: Pra ser bem sincero, eu sempre tenho estes recursos nas minhas mãos, ando com 4 ou 5 baterias da câmera na mochila e carregador portátil para o celular, então nunca fico sem estes recursos.

capa ian oliveira 201710 (5)

AVM: Se hoje pudesse produzir algo que fosse mudar a vida das pessoas, dos seus seguidores e das comunidades as quais pertencem, qual seria o conteúdo do vídeo?
IA: Essa é uma pergunta bem difícil, né? Gostaria de produzir algo bem inspirador, a ponto das pessoas tenham coragem de lutar para conquistar seus sonhos.

AVM: Deixe uma mensagem para nossos leitores  que tenha sido um fator importante para marcar  a sua trajetória!
IA: Tudo que conquistei até aqui foi sempre sendo humilde, acreditando no que sonhava e sem passar por cima de ninguém, e a mensagem é:  Liberte de seus medos para viver aquilo que sempre sonhou.

Processed with VSCO with hb2 preset

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>