lus castaneda

Artista plástica brasileira radicada nos EUA realiza exposição em NY

Orixás Urbanos é uma pesquisa artística e cultural sobre as forças da natureza em um centro urbano. Inspirada pela sabedoria das tradições afro-brasileiras, Luz Castaneda, artista brasileira, radicada nos Estados Unidos, reconheceu essas forças na cidade de Nova York. A artista, munida de seu conhecimento sobre os Orixás, sua sensibilidade mediúnica e sua câmera fotográfica buscou nas ruas da grande metrópole cenas que pudessem traduzir a manifestação dessas forças.

São seis obras em acrílico sobre tela, onde famosos pontos arquitetônicos da cidade como Wall Street, Memorial 11 de setembro, Madison Avenue e Central Park receberam um significado alternativo por meio do olhar da artista.

“O Memorial  11 de setembro é um grande cemitério que, por meio das fontes profundas criadas onde estavam as torres, renova a energia da morte. O mesmo ocorre na kalunga grande (mar) que recebe tudo em suas águas, a força da grande mãe de todos os Orixás – Iemanjá, vibra em cada conto desse lugar. Águas profundas  que nos permitem transformar morte em esperança em um mundo melhor. Foi assim que encontrei a rainha do mar refletida num dos edifícios que rodeiam as fontes internas do Memorial”. Luz Castaneda

Orixás Urbanos está em exposição até  15 de novembro na Sacret Art Foundation Reseach , 107 Green St, Brooklyn, NY 11222, USA

Sobre a artista

Artista plástica e cientista, PhD pela Unicamp em Ciências Biológicas; foi professora da PUC-SP em História da Ciência. Em seus 20 anos na área de pesquisa, deixou como herança uma estética visual de formas orgânicas e colorido intenso que é identificado em sua expressão artística.

Artista autodidata com exposições individuais e coletivas realizadas no Brasil e no exterior desde 2006. Prêmio 2012 Instalação Jardim de Frida. Salão de Artes Plásticas Waldemar Belizário.

Empreendedora, fundou em 2007 o espaço coletivo Céu Aberto, hub de profissionais orientados para arte, terapias integrativas e educação para paz. Atualmente sob nova coordenação.

www.luzcastaneda.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>