decoracao iluminacao destaque

DECOR: É hora de iluminar

Coloque a mão na massa e transforme potes de vidro em lindas luminárias

Por Carol Contri

Reinventar um ambiente e deixar a decoração da casa renovada não precisa ser sinônimo de grandes gastos, com um pouco de criatividade é possível transformar coisas que seriam descartáveis em objetos decorativos incríveis.

Você já deve ter se deparado com lustres feitos com diferentes recipientes de vidros iluminando bares ou restaurantes, certo? Então, que tal aproveitar todos os vidros que seriam descartáveis em sua casa em linhas luminárias, que podem ser usadas na sala, quartos ou até em áreas externas?

Lembrando, que além de deixar tudo com um aspecto novo, reaproveitar esses recipientes é uma forma de ajudar o meio ambiente, afinal os vidros podem demorar milhares de anos para se decompor na natureza. Prontos para colocar a mão na massa? Separe seus potes e siga nossas dicas!

decoracao iluminacao

Customizando seu lustre

Praticamente qualquer vidro pode ser reaproveitado para lustres, desde que caiba uma lâmpada dentro dele. O acabamento é feito com uma peça que pode encontrada com a denominação de “canopla”, uma espécie de tampa para fechar o ponto de luz, e existe em materiais, formatos e acabamentos diferentes.

Para começar você deverá cortar o seu pote de vidro como achar melhora, para isso deverá usar uma lâmina diamantada, que pode ser encontrada em lojas de departamento. Porém, você ainda pode fazer isso e uma forma mais simples, procurando lâmpadas e bocais específicos, que caibam no gargalo de uma garrafa, assim não é necessário cortá-la. Se o lustre for maior, mais pesado e elaborado, será necessária a instalação de suportes mais fortes no teto ou no ponto de luz, assim como o uso de cabos de aço para sustentá-lo.

É possível também que você desenhe algo no vidro com material apropriado, com papel contact. Você pode então escrever uma frase, colocar um desenho, mudar a coloração da iluminação dependendo do material usado e da cor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>