Mano Penalva_Untitled_ Origin 3 (640x480)

Jovens artistas brasileiros se destacam em eventos no Brooklyn

por Viviane Faver

             Brooklyn teve um final de semana especial com muita arte e festa na rua e jovens artistas brasileiros participaram desse momento expondo suas obras. Raphaela Melsohn e Mano Penalva, tiveram suas instalações expostas no Open Studio, realizado no espaço Brooklyn Brush.

            Junto ao evento foi realizado  a sétima edição da festa de rua (Block Party) realizada pelo The Bushwick Collective com vários artistas do mundo para grafitar nos muros do Brooklyn.

             O Brasil foi bem representado com a instalação da Raphaela – In Collection of Gestures – , os visitantes entraram no espaço destinado a residência para artistas brasileiros, AnnexB, que foi coberto por um piso de espuma, onde deitados assistiram uma projeção no teto da instalação com imagens da artista fazendo esculturas  com gesso e argila, costura tecidos, espuma e plástico juntos.

        Alguns desses objetos foram inspirados em dildos:  Enquanto ela faz os objetos, vê-se também a produção de líquidos e fluxos, penetrações suaves ou a criação de interiores e exteriores, buracos e conexões que sugerem atos sexuais, até mesmo pornográficos. O objetivo é mostrar a sensualidade do toque seja em corpos ou objetos.

          
         Já o artista brasileiro Mano Penalva terá seu opening nessa sexta – sua instalação consiste em  desconstruir itens comuns encontrados na rua e em mercados populares para subverter o valor de objetos do cotidiano, propondo novos agrupamentos estéticos. Muitas vezes é notado têxteis interferências em seu trabalho, como bolsas de ráfia, bordados e apliques, reforçando a domesticidade em contraste com o aspecto transitório e efêmero da rua.

  
Curiosidade:

Fundado em 2011 por Joe Ficalora, o The Bushwick Collective é uma instituição de bairro que traz os melhores artistas de rua do mundo para as paredes outrora nuas de Bushwick. Nos últimos sete anos, a Ficalora causou um enorme impacto na comunidade, uma vez que evoluiu para um dos bairros em expansão no Brooklyn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>