Happy successful sportswoman raising arms to the sky on golden b

Saúde Mental: 8 Passos que ajudarão na sua recuperação emocional

Saber como lidar com as emoções é muito importante. confira dicas complementares à última matéria publicada na Alô Você Magazine.

Por Cacau Marais

Quem já teve sentimentos de fracasso, derrota, desvalor, solidão, desesperança e outros desta natureza, sabe o quão devastadores eles podem ser. É assim que, normalmente, as pessoas que pensam em suicídio, se sentem. A exaustão emocional e o estresse causado por problemas ou situações inesperadas ou recorrentes a deixam sem forças para lutar e lidar com eles adequadamente. A pessoa fica fragilizada emocionalmente, por isso:

Expresse suas emoções. Converse sobre os motivos que tem te deixado triste ou chateado. Você pode escolher alguém de sua confiança, com quem você tenha afinidades, como um irmão ou amigo, além de seu psicoterapeuta.

Cuide-se. Ainda que não tenha ânimo ou vontade, tome banho todos os dias, arrume o cabelo, faça a barba, as unhas, cuide de sua higiene corporal. Fazendo isso você se sentirá melhor consigo mesmo. Alimente-se nas horas certas, ainda que não tenha fome. Durma entre 6 a 8 horas por noite. Seu corpo e mente precisam descansar, mas evite dormir em excesso. Dormir além do necessário gera mais cansaço e impede sua mente de raciocinar adequadamente. Tome sol por pelo menos 30 minutos diariamente.

Exercite-se. O exercício físico libera endorfina, promovendo bem-estar emocional, melhora do humor e alívio do estresse. Se os pensamentos de suicídio estiverem fortes, faça exercício físico até chegar à exaustão.

Cerque-se de hábitos e pessoas positivas. Não há nada melhor do que estar cercado de pessoas positivas, de alto astral e que te querem bem. Os hábitos também contam, por isso busque novos hábitos, como ler bons livros, informações úteis e proveitosas, faça cursos em sua área de interesse. Ouça boas músicas, que inspire coisas boas. Reúna-se com amigos e familiares com mais freqüência.

Saia de sua zona de conforto. Evite ficar sozinho. Não fique no seu “cantinho” sem fazer nada. Busque novos passatempos, atividades manuais, jogos de tabuleiro ou que estimulem o raciocínio, como sudoko. Faça algo que te dê prazer. Atividades voluntárias são muito importantes, pois trazem um sentimento de estar sendo útil.

Aprenda novas maneiras de aliviar o estresse. Treinamentos de luta e artes marciais, ajudam a canalizar o estresse, a raiva e as frustrações. Yoga, aulas de dança, e até mesmo uma caminhada ao ar livre também auxiliam na diminuição do estresse. Exercícios de respiração e relaxamento também são ótimos auxiliadores.

Fortaleça seus pensamentos. Busque em sua memória situações que você conseguiu superar, ou busque ideais de superação, alguém que conseguiu superar a situação que você está enfrentando neste momento. Perceba o que foi preciso para superá-la. Tenha em mente que a força e o desânimo estão, ambos, dentro de você, e só você pode decidir a qual dos dois você vai alimentar.

Melhore sua vida espiritual. Todo ser humano é formado de corpo, alma e espírito. E a vida espiritual também é importante, por isso, aproxime-se de Deus, busque palavras inspiradoras que renovem seu ânimo. Leia a Bíblia, converse com Deus. Conte o que está passando a seu líder espiritual ou busque um, caso não tenha. Deus é fé, e esperança para os que nele crêem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>