nutricao 201809 (1)

Nutrição: Alimente-se bem

Escolher o que irá compor seu prato é garantia de saúde e bem-estar

A alimentação saudável é um assunto debatido diariamente, afinal incluir nos nossos hábitos alimentos naturais e uma variedade de cores e sabores é muito importante tanto para saúde do corpo, quanto da nossa pele, cabelos, bom funcionamento dos nossos órgãos e muito mais. Se você ainda tem dúvidas do que consumir, confira as dicas da nutricionista Maria Eliza Contri. Comer bem e direito não é uma tarefa difícil, basta estar aberto a experimentar coisas novas!

Alô Você Magazine: O que é uma refeição nutritiva?

Maria Eliza Contri: Uma refeição nutritiva é baseada na combinação de um prato colorido, composto por 5 cores, então deve conter um tipo de folhas verdes, uma porção de legumes cozidos ao vapor ou refogados, uma leguminosa, um carboidrato e uma fonte de proteína.

nutricao 201809 (2)

A.V.M.: Como compor nossa alimentação diária?

M.E.C.: Sempre variando os alimentos nas refeições principais. No café da manhã é sempre importante conter um carboidrato, uma proteína, gordura boa e uma fonte de fibras. E nós lanches intermediários, dar preferência para fontes de proteína e carboidrato, se optar por frutas legal acrescentar algum farelo sobre elas para equilibrar os níveis de açúcar e aumentar a quantidade de fibras. Umas opções muita utilizadas são os farelos de aveia.

A.V.M.: Alguma dica extra sobre o consumo de frutas? 

M.E.C.: Esperar pelo menos 30 minutos para consumi-las. Para uma absorção melhor de todos os nutrientes das refeições principais. Isso acontece, pois as frutas são absorvidas muito mais rápido e os outros alimentos não. Então, você consumir logo após a refeição elas podem também causar fermentação, levando a desconfortos abdominais, gases e diminuir a digestão.

MONTE SEU PRATO

  • O prato deve ser basicamente: 50% de vegetais crus e cozidos;

  • 25 de proteínas (animais e/ou vegetais);

  • 25 de carboidratos (preferência para os integrais);

  • Não comer as frutas logo após as refeições principais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>