Attractive woman stretching legs after run on beach

Saúde: Esticando o corpo

Alongar ajuda a melhorar a flexibilidade e a saúde do corpo. Faça em casa!

Se entregar a uma vida com mais exercícios físicos e bons hábitos alimentares é a melhor saída para garantir mais da saúde. Uma das coisas que pouco fazemos e que é essencial para nos sentirmos mais dispostas, é o alongamento.

A atividade que ajuda a melhorar a flexibilidade, corrige a postura e recupera a musculatura, pode ser feita em casa e de forma simples. Além de todos esses benefícios, o exercício ainda melhora a habilidade articular, retira as tensões dos músculos e a sobrecarga de tensão nas articulações.

“Há inúmeros benefícios ao se alongar, para o corpo e mente e evita lesões, é uma atividade que pode ser praticada todos os dias. Melhora na flexibilidade, melhora em seus movimentos cotidianos como subir e descer escadas, caminhar, calçar sapatos, abrir armário. Corrige alguns erros posturais, recupera a musculatura, melhora as articulações, retira as tensões da musculatura, ajuda a relaxar e ter uma melhor consciência corporal”, explica a professora de alongamento e bailarina Sabrina de Souza, diretora da Ritmo Espaço de Dança.

E o melhor? Não tem idade para começar a se alongar e nem nada que possa impedir essa atividade, basta respeitar seus limites e fazer tudo com muita calma e cuidado. “O alongamento deve ser feito lentamente e gradativamente, deve ser respeitado o limite individual de cada um, lembre-se que alongamento não combina com dor, ao se alongar você não deve sentir dor e se tiver alguma patologia como hérnia de disco ou osteoporose, consulte seu médico para que ele possa te orientar dos movimentos que você pode fazer”, alerta Sabrina.

Gostou? Confira cinco alongamentos que você pode praticar em casa:

  1. Ao se levantar se espreguice, levante os braços como se quisesse encostar os dedos no teto, alongando a coluna e se conseguir pode subir na ponta dos pés.
  2. Puxe o pescoço para a direita, para esquerda, frente e trás. Faça a rotação completa do pescoço para a direita e depois para a esquerda
  3. Com as pernas ligeiramente afastadas e flexionadas, solte seu tronco para frente até sua mão encostar-se ao chão, tente com as mãos no chão esticar seus joelhos, volte devagar.
  4. Faça a rotação dos ombros para trás e depois para frente.
  5. Cruze os dedos atrás das costas com as palmas das mãos para frente, sinta o ombro alongar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>