nutricao 201811

Nutrição: Equilibre a alimentação

As vantagens abrangem até mesmo as pessoas que estão com o peso ideal para a saúde

Por Dra. Maria Contri

Dietas da moda, como a da lua, proteína, salada, detox, são o terror para alguns profissionais da nutrição. Restringir certo tipo de alimento nem sempre é o ideal à saúde do organismo. É preciso equilíbrio para manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes, isso porque cada um deles tem sua importância. Mas como fazer isso de forma natural?

Pirâmide alimentar funciona?

Há diversas técnicas que podem ser utilizadas para construir uma dieta balanceada, podendo, até mesmo, usar a combinação entre elas. Uma delas é a do prato com 50% de legumes e verduras, 25% carboidratos e 25% proteínas. Mas vale lembrar que cada pessoa tem necessidades diferentes, por isso é importante sempre consultar um médico.

Mas para quem tem uma má alimentação, é difícil mudar os hábitos da noite para o dia. Ter sempre uma organização semanal, fazendo cardápios e comprando realmente o que irá usar na semana, indo a feiras orgânicas e escolhendo sempre produtos sazonais, ajuda a não pesar no bolso na hora de planejar uma alimentação saudável.

Benefícios ao equilibrar a alimentação

Eles são inúmeros. A alimentação saudável, nutritiva e balanceada impacta em benefícios na saúde física e mental. É o maior presente que você pode se dar, e ainda só depende única e exclusivamente de você. Sempre é tempo de começar!

• Maior disposição.

• Melhor humor.

• Prevenção de doenças, como anemia, obesidade, TPM, alguns tipos de câncer, osteoporose, problemas hormonais.

• Maior longevidade com maior qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>