saude inverno

Saúde: Aqueça sua Alma neste inverno!

O frio está chegando! É muito comum, nesta época do ano, que muitas pessoas sintam-se emocionalmente mais tristes, isoladas, entediadas, desanimadas e até depressivas. Mas por que isso acontece?

Por Cacau Morais*

Normalmente no verão é muito comum as pessoas estarem fora de casa e fazerem mais atividades sob o sol. Já no outono e inverno, especialmente com temperaturas bem baixas, é tudo ao contrário, a tendência é ficar em casa o máximo possível e evitar ficar ao ar livre, e é aí que está um dos grandes segredos da nossa mudança de humor e de ânimo. É que o sol tem grande influência em nossas vidas, e a falta de exposição ao sol diminui a produção de serotonina, “o hormônio da felicidade”, por isso a sensação de tristeza é tão observada nas estações mais frias.
Mas, calma! Você não precisa ser refém da tristeza sazonal. Aí vão algumas dicas para dar um “chega-pra-lá” nessa tristeza.

•Tome sol. De preferência diariamente ou 3 vezes por semana por no mínimo 20 minutos. O sol estimulará a produção de serotonina, o que dará uma agradável sensação de bem estar.

•Prefira alimentos saudáveis na rotina semanal. É comum no inverno o desejo de comer mais carboidratos, doces e alimentos gordurosos, entretanto não se deve comê-los em excesso, pois podem gerar indisposição e sensação de exaustão, e isso vai te manter sem vontade de fazer nada.

• Faça exercícios físicos regularmente. Exercitar o corpo além de te deixar em boa forma e com bom condicionamento físico, também estimulará a produção da serotonina no organismo, outra vez, gerando aquela sensação de bem estar.

• Programe suas férias para o inverno. Você poderá viajar para algum lugar mais quente e se beneficiar do sol e calor. Caso a viagem ou as férias não sejam possíveis, ler um bom livro em dias ensolarado em que você possa deixar expostas algumas partes de seu corpo, como braços e pernas, é ideal. Também vale brincar com as crianças sob o sol, ou qualquer outra atividade que você queira fazer, mas precisa ser sob o sol.

• Deixe a Luz do sol entrar. Evite ambientes muito fechados ou escuros. Em casa procure abrir as cortinas e permanecer perto das janelas para receber mais luz solar. Caso você trabalhe em casa, posicione sua mesa de trabalho próximo à janela, de modo que você receba a irradiação solar, o que ajudará bastante.

• Terapia de Luz. Existem luzes que imitam a luz do sol que podem ser compradas facilmente. O ideal é fazer essa exposição durante a manhã, entretanto é bom conversar com seu médico previamente sobre a terapia de luz.

• Faça passeios esporádicos. Com a família, com amigos ou até mesmo sozinho. Evite ficar sozinho em casa, se você percebe que isso te deixa deprimido.

• Pratique o bem. Visite um orfanato, asilo, ou contribua com algum projeto social, ou até mesmo pratique pequenos atos de gentileza com as pessoas a sua volta, pois estas atitudes geram um sentimento de utilidade, de dever cumprido e consequentemente geram alívio na alma.

• Faça Psicoterapia. É muito importante conversar com sua psicóloga sobre essa tristeza sazonal para que ela possa te orientar e avaliar se sua tristeza não se trata de uma depressão de fato.

*Atenção: Caso os sintomas não melhorem, procure seu médico e sua psicóloga.

É importante destacar que aqueles que já se encontram em quadros de depressão podem apresentar piora durante o outono e inverno, por isso é importante observar as alterações comportamentais neste período e conversar com seu médico e com sua psicóloga para prevenir essa piora.

Cacau Morais
Psicóloga Clínica
psi.cacaumorais@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>