studio photography of different fruits and vegetables on old wooden table

Cores para driblar o estresse

Uma dieta balanceada e colorida, acompanhada de atividade física, ajuda a controlar a ansiedade, aumenta a disposição e ainda garante longevidade

Com a correria do dia a dia, é difícil encontrar alguém que não sofra deste que é considerado um dos males dos tempos modernos. A boa notícia é que uma alimentação de qualidade, rica em fibras e vitaminas pode resolver esse problema de uma vez por todas. Para tanto, é preciso começar o dia bem, com um café da manhã que garanta disposição para essa jornada para lá de dupla.

Para começar bem o dia

Iogurte, frutas e cereais integrais são uma boa combinação para quebrar o jejum. Exercícios também ajudam a diminuir o estresse, pois liberam endorfinas e preparam o corpo para enfrentar os desafios do cotidiano. Se possível, faça pela manhã, o que é ótimo, se não, faça no horário que achar melhor, pois o importante é mexer o esqueleto.

Lista de compras

Inclua sempre no seu carrinho de supermercado, feira ou quitanda as frutas cítricas, como laranja, limão e morango, além de tomate, castanhas, espinafre, peixes, ovos, cereais integrais, levedo de cerveja, gérmen de trigo, laticínios, verduras, ostras, grãos, chá verde, cacau e iogurtes. E para conter a ansiedade, recorra às propriedades da erva-cidreira e do mel.

A alface é interessante, pois possui propriedades calmantes e é rica em fibras. As vitaminas do complexo B são importantes porque restauram o sistema nervoso e melhoram a imunidade, já os peixes e frutos do mar contêm minerais antioxidantes que combatem o nervosismo. O espinafre, segundo as especialistas, deve ser consumido com frequência, pois é rico em vitamina E. Não se esqueça do selênio que é bom para a tireoide (glândula que controla o metabolismo), melhora o sistema nervoso central e é encontrado nas frutas secas, como as castanhas.

Conselhos úteis

Se você apresentar sintomas, como irritabilidade, insônia, ansiedade e a falta de saciedade, tenha certeza de que o estresse pegou você. O pior de tudo é que ele ainda faz engordar, pois altera os hormônios. Fique longe de cafeína, do sal, do açúcar, das frituras, das bebidas alcoólicas e dos refrigerantes à base de cola, inclusive as versões dietéticas. Não precisa deixar de ingerir esses produtos, mas consuma com moderação. Além disso, evite ficar horas sem comer ou hidratar-se e deixe disponíveis alimentos saudáveis, como frutas, verduras, cereais e laticínios magros. Eles fazem bem para a saúde e merecem a sua preferência. Outro protocolo é ler sempre o rótulo dos produtos industrializados, evitando sódio e seus derivados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>