feedback

Críticas: Você sabe lidar com elas?

Por Cacau Morais*

Hoje você vai aprender dicas simples e práticas de como lidar com as temidas críticas

Em uma coisa todos concordamos, certas críticas podem ser bem desagradáveis de serem ouvidas, seja porque a pessoa não soube fazê-la, ou simplesmente porque não estávamos preparados para ouví-la.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é, independe da forma que são ditas, as críticas são excelentes oportunidades de crescimento, por isso você não deve desperdiça-las. Encare-as positivamente e se mantenha em uma posição neutra apenas ouvindo com atenção para que você tenha condições de compreendê-las e analisá-las corretamente.

Analise com calma:

• Qual o motivo levou aquela pessoa a fazer a crítica?

• A crítica foi justa? Seja honesto com você mesmo e responda com sinceridade.

• A pessoa que a fez é confiável, ou quer o seu bem?

• Mais alguém já havia feito a mesma crítica à você anteriormente?

• Qual é o objetivo desta crítica? Na maioria das vezes o objetivo é em seu próprio benefício, como por exemplo, seu crescimento pessoal, profissional, financeiro, e etc. E se o objetivo não estiver muito claro, você pode perguntar à pessoa qual o objetivo dela ao fazer esta crítica.

• Caso tenha dúvidas sobre a pertinência da crítica, peça ajuda à alguém, que você considera importante, para ver se ela faz sentido ou não.

Agora que você já analisou a crítica e o que está por trás dela, fica mais fácil decidir sobre o que irá fazer, acatar e fazer as mudanças necessárias, ou simplesmente descartá-la. O mais importante é não perder o foco em quem você é e onde você quer chegar.

E lembre-se, a opinião das pessoas depende da visão delas, e, não necessariamente, você precisa concordar com elas, e nem elas com você. Então, não fique chateado ao receber uma crítica, faça como o apóstolo Paulo recomendou: “mas, examinai todas as evidências, e retenha o que é bom.”
(1 Tessalonicenses 5:21)

Cacau Morais
Psicóloga Clínica
psi.cacaumorais@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>