na rede gente news 201902 (3)

Na rede! Iris Apfel respira Moda

Por Carol Contri

Iris Apfel é sinônimo de personalidade, elegância e vitalidade.

Ela se tornou um ícone da moda, aos 80 anos, sem ser estilista nem editora. Decoradora por formação, a americana Iris Apfel nee Barrel é reconhecida por onde passa, pelos seus óculos redondos e colares gigantes, além da exuberância e maneira exótica com que encara o mundo fashion.

Nascida no bairro do Queens (Nova York), Iris herdou o olhar artístico de sua mãe, Sadye Barrel, dona de uma boutique de moda. Licenciada em História da Arte, ela trabalhou em diversas áreas, incluindo vendedora de loja e editora do jornal Women’s Wear Daily, onde descobriu que gostava de redecorar as casas dos outros.

na rede gente news 201902 (1)

Junto com o seu marido, Carl Apfel, também abriu uma empresa de tecidos, a Old World Weavers, e restauraram a Casa Branca.Durante algumas décadas, Iris viajou muito com o seu marido e, ávidos por pechinchas, não só frequentavam bazares, como também continuavam decorando as casas da alta sociedade.

Até que um dia, Iris se tornou ícone, depois que uma exposição do Costume Institute, no Metropolitan Museum of Art (EUA), foi cancelada e alguém comentou seu nome com o curador e estudioso de moda, Harold Koda, que quis conhecê-la e se deslumbrou com o que viu no seu guarda-roupa e na sua coleção de joias.

180423-iris-apfel-featured

Aos 84 anos e descoberta pelo mundo fashion, passou a ser reverenciada pelo seu estilo e tornou-se a garota-propaganda de muitas marcas, ou como ela mesma se define, a “estrela geriátrica”. Ou seja, não foi por acaso que sua história se tornou um documentário chamado Iris, de Albert Maysles. Além de tudo isso, ela acumula mais de 1 milhão de seguidores na sua conta do Instagram.

Hoje, no auge dos seus 97 anos, ela luta para que a alta costura valorize um pouco mais as mulheres maduras.

Vale seguir muito @iris.apfel

na rede gente news 201902 (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>