simone salgado capa 201904 (1)

Simone Salgado: O Poder da Inteligência Emocional

Por Marisa Abel

Simone Salgado é uma empresária e coach protagonista de uma história de sucesso e superação. Nesta edição ela nos conta com exclusividade como venceu as barreiras e conquistou seu espaço, seus sonhos e está vivendo a felicidade de dever cumprido

Gratidão, essa é a primeira lição que aprendemos com ela. Sempre muito positiva e alegre, Simone não tem vergonha de contar que passou por momentos difíceis e que fraquejou, tanto que escreveu um livro sobre isso, chamado “Recomeço”. Depois de enfrentar os desafios, de ver que a chave para a mudança de vida estava dentro dela, decidiu se dedicar a ajudar outras pessoas a enxergar o potencial que cada uma delas tem. Simone se tornou coach, iniciou seu trabalho com clientes individuais, ampliou seus negócios e hoje realiza eventos maiores com o intuito de levar para os brasileiros que moram aqui nos EUA essa chave que vai girar a ignição para uma vida mais próspera. Com o Instituto Simone Salgado ela tem uma missão: potencializar o que há de melhor no ser humano através da Inteligência Emocional.

Simone é, além de empresária e coach, escritora e já tem quatro livros publicados que abordam temas sobre Coaching, Inteligência Emocional, Empreendedorismo e Desenvolvimento Humano. Mãe, esposa e amiga, possui uma habilidade incrível: encantar quem a cerca.

simone salgado capa 201904 (4)

Alô Você Magazine: Tive o prazer de fazer parte de seus eventos e em um deles você contou a história de quando chegou ao fundo do poço e a sua trajetória depois do recomeço graças à inteligência emocional e as ferramentas de coaching. Conte para nossos leitores a sua trajetória e também como foi esse período de altos e baixos.

Simone Salgado: Como a maioria dos imigrantes, cheguei aos Estados Unidos em busca do sonho americano! Sou mineira, a filha do meio de um casal amoroso, que me educou com muito carinho, muita sabedoria e suporte emocional. Comecei a trabalhar aos 16 anos, fiz meu primeiro ano de faculdade na PUC-MG, mas aos 21 anos de idade, a cidade de Coronel Fabriciano se tornou pequena para os sonhos que eu tinha na cabeça e no coração. Cheguei a Philadelphia em fevereiro de 1999, trabalhei em restaurantes portugueses por dois anos e no final do ano 2000 abri a minha primeira loja e escritório de serviços, a Made in Brazil, em sociedade com uma amiga querida que tinha me recebido aqui. O sucesso foi tremendo, o crescimento avassalador, e no decorrer de oito anos realizei muitas coisas além das lojas, eu realizava eventos como o Brazilian Day de Philadelphia, festas de rua, shows de artistas famosos no Brasil, o Miss Brasil-USA, gerenciava um site e uma revista brasileira na região de PA e NJ e estava à frente de várias atividades na comunidade. Até que no ano 2008 quebrei financeira e emocionalmente. Eram demasiadas coisas no meu prato, nessa altura eu já tinha três filhos muito pequenos, trabalhava cerca de 14 horas por dia e realizava eventos no fim de semana. Não consegui gerenciar tudo sozinha; deleguei e confiei em pessoas erradas, negligenciei prioridades, e o tombo foi grande! Minha vida de alegria, agitação, muitos amigos e fartura se tornou uma vida de dor, sofrimento, dívidas e solidão! Vivi um verdadeiro pesadelo, o qual não desejo nem aos que não gostam de mim. Enfrentei o distanciamento dos meus filhos por mais de cinco anos, esse sem dúvida foi o meu maior prejuízo na vida! Além da quebra financeira, tive a quebra emocional, diante desse caos perdi o gerenciamento das minhas emoções e enfrentei por quase três anos a síndrome do pânico. Vivia com medo e carregava a culpa de ter falhado.

A.V.M.: Os cursos de coaching e de gerenciamento emocional mudaram o rumo da sua vida pessoal e profissional, como essa transformação reflete no seu dia a dia hoje?

S.S.: O primeiro curso de inteligência emocional que fiz foi em junho de 2012, nessa época eu tinha acabado de retornar para os Estados Unidos depois de ter passado dois anos bem difíceis no Brasil. Posso dizer, com toda a certeza, que esse curso reacendeu a luz da minha vida! Consegui dar o primeiro passo com assertividade e coragem para recomeçar e reescrever a minha história, pois tinha clareza, força e estava muito mais estabilizada e até empoderada emocionalmente! Há seis anos me tornei educadora na área de gestão emocional. A minha rotina se divide entre a família, os business da família e muito estudo para que eu possa entregar cada vez mais conteúdo de qualidade e impactar a vida de outras pessoas. O Coaching e a Inteligência Emocional mudaram muito e para melhor a minha vida. Hoje não faço mais eventos para as pessoas se divertirem por fora, e sim, eventos para as pessoas se educarem emocionalmente na área de business e nos seus relacionamentos. Desenvolvimento pessoal e profissional é o que faz meu olho brilhar! Acredito porque eu vivenciei o poder que temos quando tomamos o controle da nossa história e gerenciamos nossas emoções adequadamente. Hoje posso contribuir na vida de muitas outras pessoas através do meu conhecimento e experiência.

A.V.M.: Há alguns anos li um poema que comparava a vida com a geografia, ambas têm altos e baixos, planícies e montanhas, depressões e mares. Você, que já passou por diversas dessas características geográficas, saberia dizer qual delas melhor descreve sua vida e qual delas foi a mais desafiadora?

S.S.: Muito sábia essa metáfora! Penso que todos nós vivemos todas essas fases durante a vida. O período mais desafiador da minha vida foi um verdadeiro vale com muitas depressões e baixos que nem imaginava que existiam. Ficar longe dos meus filhos por tantos anos foi, sem dúvida, o pior de todo esse período ruim. Mas aprendi que os piores “buracos” e “monstros” estão dentro de nossa mente e só quando aprendemos a gerenciar nossos pensamentos e emoções é que estamos preparados para enfrentar os desafios da vida com menos dor e bem menos tribulações. Hoje tenho mais consciência da minha própria existência, dos meus atos, decisões e, principalmente, sou mais atenta, percebo melhor e mais profundamente tudo o que ocorre ao meu lado, e, dessa maneira, escolho melhor. Vivo com muito mais serenidade e equilíbrio mesmo tendo muito trabalho nas empresas da família, no Instituto Simone Salgado e atividades familiares. Sempre digo em meus treinamentos que não existe vida perfeita, mas, sim, é possível oscilar menos e ter uma vida com mais equilíbrio, paz e alegria.

simone salgado capa 201904 (2)

A.V.M.: Além de coach, você desbravou as fronteiras e fundou o Instituto Simone Salgado. Fale sobre a filosofia do Instituto e dos métodos utilizados através dele.

S.S.: A filosofia maior é sempre o nosso exemplo! Só acredito em pessoas e empresas que vivem o que pregam. Sempre digo: “Falar, até papagaio fala! O que conta é viver, é o resultado!”. A nossa missão é desenvolver pessoas e contribuir com o crescimento intelectual, emocional e espiritual delas. Eu acredito no poder da família, no poder interior que temos, no poder do ser humano do bem, e, principalmente, no poder de Deus! Indiferente de religião, o Instituto acredita na potencialização do ser humano para se permitir viver o extraordinário! E, claro, sou empresária há mais de 20 anos, então a busca de outros empresários pelos nossos treinamentos é bastante grande, assim realizamos cursos específicos para business. As ferramentas que utilizamos são diversas, muitas da minha experiência pessoal e profissional, assim como técnicas de coaching e de gerenciamento emocional, meditação, dinâmicas de grupo, e muitas experiências dos próprios alunos são discutidas e agregam muito valor aos cursos.

Aprendi que os piores “buracos” e “monstros” estão dentro de nossa mente e só quando aprendemos a gerenciar nossos pensamentos e emoções, é que estamos preparados para enfrentar os desafios da vida com menos dor, e bem menos tribulações

A.V.M.: O Instituto tem realizado eventos com grande frequência e todos eles trazem palestrantes convidados que agregam aos ensinamentos passados pelo Instituto. Como você escolhe estes colaboradores e quais foram as experiências mais marcantes?

S.S.: Sim, realizamos treinamentos todos os meses, principalmente nas cidades de Philadelphia e Newark; temos projetos para Boston em breve. Normalmente nos eventos de massa, como o Conexão Brasil-USA (acesse: www.conexaobrasilusa.com), fazemos pesquisas com o público em geral e, principalmente, buscamos saber o que nossos alunos querem e dessa forma convidamos palestrantes de diversas áreas. Posso afirmar que todas as experiências foram marcantes, pois são únicas e no momento que devem ser. Umas nos trazem impacto, novos amigos e conhecimento fantástico; outras nos deixam grandes aprendizados tanto pessoais quanto profissionais. E assim, eu e o Instituto crescemos em todas as áreas!

A.V.M.: O que podemos esperar do Instituto para os próximos meses, quais novidades e eventos?

S.S.: O Instituto recebeu convites para atuar em outras cidades nos EUA, no Brasil, no Canadá, em Portugal e até no Japão! Teremos muita coisa boa! Formação em Coaching, Certificação em Psicologia Positiva, Treinamento em Coaching para Money & Business, cursos online, Conexão Brasil-USA (que estará no nosso calendário anual) e um supertreinamento de Inteligência Emocional. Aguardem!

Vejo a cada treinamento famílias se reaproximando e vivendo mais em paz, com mais amor e alegria

A.V.M.: Fale um pouco sobre os momentos inspiradores na sua vida que te ajudam a continuar auxiliando as pessoas para alcançarem as conquistas.

S.S.: Quando olho para trás sinto gratidão até pelo tombo! Enxergar o poder que temos como pessoa quando não estamos bem mental, físico, espiritual e emocionalmente é bem mais que inspirador, é extraordinário! Tenho a honra de ser instrumento no processo de coaching, gestão emocional e desenvolvimento pessoal de centenas de alunos. Vejo a cada treinamento famílias se reaproximando e vivendo mais em paz, com mais amor e alegria; homens e mulheres se fortalecendo emocionalmente, ultrapassando barreiras pessoais e profissionais; pais e filhos aprendendo a conviver em outro nível de confiança e harmonia; profissionais tendo suas empresas prosperando e aprendendo a gerir e a lucrar mais; casais voltando a se amar e a se respeitar, reescrevendo suas histórias de amor. É muita alegria, muita benção, muita inspiração. Acredito que é exatamente essa ampliação da percepção sobre pessoas, comportamentos, situações e oportunidades que me alavancam o tempo todo.

A.V.M.: O que há de mais desafiador na sua profissão?

S.S.: Devido ao produto ser abstrato, o mais desafiador é fazer com que as pessoas entendam o poder de transformação e todos os benefícios que um curso trás. Tenho dezenas de depoimentos de alunos que foram por indicação de outros alunos e que diziam que não sabiam o que estavam indo fazer lá. Depois de fazer o curso saem de lá fortalecidos, com mais “rumo”, mais coragem, com um plano de ação em mãos e têm resultados fantásticos. E, é isso, como o curso é uma experiência individual, torna-se intangível para muitos entenderem do que se trata e chegarem até ao Instituto. Meu desejo é que todos se permitam vivenciar um curso conosco e que depois nos contem os resultados, que, certamente, serão maravilhosos.

simone salgado capa 201904 (3)

Simone cursou Administração de Empresas na PUC-MG; também estudou na Devry University como ênfase em Business Marketing; graduou-se pelo Manor College em International Business, é Master Coach Integral Sistêmico pela Federação Brasileira de Coaching; Bacharel em Aconselhamento e mestranda em Coaching pela Florida Christian University nos EUA.

  • texto por Marisa Abel
  • Fotos por Virginia Dock
  • Makeup por Marcela Venturim
  •  Cabelo por Erick Lucas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>