Aumente a resistência do organismo

Alimentação regrada, rotina de exercícios físicos e carteira de vacinação em dia são essenciais para fortalecer o sistema de defesa do corpo

Para manter a resistência do corpo, é preciso que o sistema imunológico esteja funcionando muito bem. O sistema imune precisa estar vígil para agir na defesa do nosso corpo contra infecções, além de detectar e destruir células malignas que estejam no nosso organismo.

Com o passar dos anos, o nosso sistema imune também passa por um processo de “envelhecimento”, com queda de sua capacidade e aumento da suscetibilidade para infecções, cânceres e doenças autoimunes.

Mas como deixar o organismo fortalecido? Manter uma dieta saudável, realizar exercícios, reduzir o estresse diário e o ritmo de trabalho, ter uma boa noite de sono, assim como manter em dia o calendário vacinal é fundamental para esse bom funcionamento e aumento da nossa resistência corporal.

PRATIQUE EXERCÍCIOS
Nos dias de hoje, o exercício tem um papel fundamental no funcionamento do nosso organismo, pois além de impactar em múltiplos órgãos e sistemas, ajudando na prevenção de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade, ajuda no combate ao estresse e também no combate ao ‘envelhecimento’ do sistema imunológico.

Além disso, existem evidências de que o exercício pode aumentar temporariamente células que participam da defesa do organismo. Por outro lado, exercícios extenuantes podem suprimir o sistema imunológico. O ideal é usar o bom senso, mas exercícios aeróbicos de moderada intensidade, praticados de maneira regular, não ultrapassando o total de 100 minutos por dia, têm evidências de benefício.

ALIMENTOS
Outra forma de deixar o sistema imunológico fortalecido: manter uma alimentação balanceada rica em vitaminas C, E, A, B6 e selênio.

Alimentos ricos em vitamina C: goiaba, agrião, caju, espinafre, melão, kiwi, limão, acerola, mexerica, laranja, abacaxi, couve, brócolis, tomate e algumas especiarias, como açafrão, coentro, gengibre, páprica, salsa e tomilho.

Alimentos fonte de vitamina E: germe de trigo, arroz, abacate, gema de ovo, rúcula, couve, folhas de brócolis, folhas de beterraba, cenoura, chuchu e algumas especiarias, como louro, manjericão, manjerona, orégano e pimenta.

Alimentos fonte de vitamina A: cenoura, abóbora, fígado, espinafre cozido, melão, mamão, manga, aspargo, pêssego, lentilha, melancia, banana, caqui, gema de ovo, damasco e algumas especiarias, como alecrim, coentro, louro, manjericão, manjerona, pimenta e sálvia.

Alimentos fonte de vitamina B6: levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, semente de girassol, germe de trigo, banana, cenoura, abacate, melão, peixe, frango, gema de ovo, nozes e especiarias, como coentro, estragão, gengibre, manjericão, manjerona, orégano, páprica, pimenta e sálvia.

Alimentos fonte de selênio: frutos do mar, vísceras, alho, cebola, milho, cereais integrais, como aveia e quinoa, cogumelo, levedo cerveja, castanha-do-pará, ovos caipira e especiarias, como coentro, gengibre e salsa.

Alimentos fonte de zinco: aveia, leite, gema, frutos do mar, espinafre, semente de girassol, cogumelo, gengibre e especiarias, como cominho e manjericão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>