bicicleta bem estar 201910

Bem Estar: Pé na Bike

Conheça os benefícios da bicicleta para a mente e o corpo

Ela já foi um dos principais meios de transporte no mundo, mas hoje em dia, a história é bem diferente. Ou pela falta de costume ou de tempo, muitas pessoas não possuem bicicleta ou, se têm, deixam as suas guardadas sem utilidade alguma. O que muitos não sabem é que além de ser uma ótima aliada do meio ambiente como meio de transporte, a bicicleta é fonte de saúde para os seus praticantes.

Ao pedalar, o ciclista melhora a capacidade cardiorrespiratória, a coordenação motora, obtém uma diminuição do percentual de gordura corporal e outros marcadores fisiológicos.

Atualmente, diferentes projetos procuram estimular o uso de bicicletas nas cidades do país, e incentivar esta atividade, que além de melhorar a resistência muscular e diminuir o estresse, colabora para outros benefícios do corpo e da mente.

A prática pode ser adotada por pessoas de qualquer idade, desde que um profissional da saúde seja consultado para uma avaliação. Tudo dependerá das limitações impostas pela opinião médica ou de um treinador.

É muito importante tomar todas as precauções antes de começar a pedalar, principalmente quando nos referimos à nossa saúde.  Respeite seu corpo e os sinais que ele lhe mostra, se aparecer alguma dor ou incômodo, procure ajuda médica. Respeite seus limites.

RESULTADOS, JÁ!

Os resultados físicos são visíveis por volta de 4 a 8 semanas, dependendo de algumas variáveis, como biótipo, estímulo e dieta. Além disso, conciliar hábitos positivos físico e nutricional é essencial para quem deseja adotar a bicicleta como esporte.

Para quem quer manter o corpo em forma, o tempo ideal para se andar de bike é de no mínimo 30 minutos, com frequência de 3 vezes na semana.

O MODELO CERTO

Identifique o seu perfil. Se você quer uma bike exclusivamente para lazer, pedalar em parques com a família, dar uma volta na ciclovia aos domingos para desestressar, fique longe dos modelos de competição, nesse caso, um mais simples – do tipo híbrido ou comfort bike – já está de bom tamanho.

O fator mais importante para as bicicletas de passeio é o conforto. O ideal é que você faça um pequeno test drive se estiver em dúvida quanto ao tamanho. Se sua altura for acima de 1,85 m ou abaixo de 1,65 m, fique atento, pois as bicicletas nacionais de recreação e lazer vêm todas num tamanho-padrão e podem ser um problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>