Healthy lunch to go. Fruits and vegetables packed in lunch box. Healthy eating concept. View from above with copy space.

Comer bem faz bem

O contato com a alimentação saudável desde a infância é importante para o bom crescimento e saúde dos pequenos

O tema alimentação saudável é recorrente e, cada vez mais, sabemos da importância de introduzir no nosso prato verduras e legumes, além das frutas como uma opção de sobremesa. Começar essa adaptação desde a infância é muito importante, afinal ajuda na saúde das crianças e também no futuro, afinal, eles serão adultos que já terão o hábito de se alimentar bem. Por isso, batemos um papo com a nutricionista Maria Eliza Contri e tiramos dúvidas que muitos pais podem ter. Confira!

Resultado de imagem para Maria Eliza ContriAlô Você Magazine: Qual importância da alimentação saudável na infância?
Maria Eliza Contri: A alimentação saudável na infância é fundamental para o desenvolvimento e crescimento adequado, e representa um fator importante na prevenção de algumas doenças causadas tanto pela falta, quanto pelo excesso de alimentos.

A.V.M.: Com qual idade os pais podem começar a introdução de frutas, verduras e legumes na alimentação dos filhos? Eles devem ser amassados, em pedaços?
M.E.C.: A partir dos 6 meses de vida os pais podem começar a introdução alimentar juntamente com o aleitamento materno, antes disso não é recomendado pois os sistemas digestórios e renal dos bebês ainda são imaturos o que limita a suas habilidades em manejar alguns componentes de alimentos diferentes do leite materno ou formulas. No primeiro mês da introdução alimentar deve-se ofertar papinhas de frutas e legumes, essa sempre completa com todos os grupos alimentares (hortaliças, cereais e tubérculos, carnes e ovos, grãos). As papinhas nunca devem ser liquidificadas, apenas amassadas com garfos. Após o primeiro mês da introdução os pais podem começar a deixar pequenos pedaços nas papinhas para incentivar a mastigação no bebe. E próximo ao primeiro ano de vida a criança já pode consumir a refeição básica da família. Lembrando que suco de frutas não é recomendado na introdução alimentar, oferecer apenas a fruta na sua forma in natura.

A.V.M.: Algumas crianças tem resistência a introdução desses alimentos, como tornar esse processo mais fácil?
M.E.C.: Podemos oferecer os alimentos de diferentes formas e ofertar pelo menos o mesmo alimento 5x (em dias diferentes).

A.V.M.: Como uma má alimentação pode afetar a saúde da criança? e em que aspectos?
M.E.C.: A má alimentação da criança em desenvolvimento e do adolescente pode provocar doenças que dificultam o seu desenvolvimento físico e mental, além de trazer problemas mais graves para a vida adulta. Algumas das doenças desenvolvidas já na infância são: Obesidade, Anemia, Diabetes, Colesterol Alto, Hipertensão, Problemas nas articulações, Dificuldades respiratórias e Transtornos alimentares.

A.V.M.: Como os pais podem montar uma lancheira saudável? Quais itens devem ter nela?
M.E.C.: Para montar uma lancheira saudável para as crianças é simples, basta priorizar lanches com ingredientes que vem da natureza. No caso de produtos industrializados, evite os que possuem corantes, aromatizantes, conservantes, nitrato, nitrito ou qualquer outro ingrediente que você desconheça. Nela deve sempre conter 3 grupos alimentares (carboidratos, proteínas e frutas, além da água) e não ultrapassar 20% da recomendação nutricional diária de cada idade (calorias).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>