na rede mia rose 201904 (1)

Diminua seus problemas e seja mais feliz

Talvez você deva estar pensado: —“Isso é o que eu mais quero! Mas tem jeito?” — Sim, tem jeito, você pode diminuir seus problemas e viver uma vida mais feliz.

A primeira coisa que você precisa fazer é identificar em quais áreas mais se manifestam seus problemas, por exemplo, área financeira, familiar, matrimônio ou relacionamento amoroso, trabalho, e etc.

Após identificar as áreas problemáticas, busque os pontos chaves que desencadeiam os problemas, como por exemplo, “tenho desentendimentos com meu cônjuge sobre a criação dos filhos”, ou, “meu relacionamento amoroso sofre interferências de familiares e por isso sempre discutimos”, ou, “meu dinheiro nunca é suficiente para ter o que eu quero e isso me causa problemas porque acabo me endividando”.

Apesar dos inúmeros problemas em diversas áreas, a maior parte deles é devido à comunicação, ou melhor, às falhas e deficiências na comunicação, que permeiam todos os tipos de relacionamento. Por isso, nesta edição, vamos nos ater a este tipo de problema, e nas próximas abordaremos outras áreas.

Os problemas de comunicação geralmente são consequência do fato de, simplesmente, pressupor que o outro está sempre pensando o mesmo que nós, quando na verdade não é bem assim. A interpretação de uma mensagem ou palavra, muitas vezes, é muito subjetiva e individual como, por exemplo, a mulher falar para o marido que a amiga ganhou um buquê de flores, esperando que o marido entenda que ela também quer ganhar um, pode ser entendido pelo marido apenas como um acontecimento que sua mulher está lhe contando. Ou seja, o que parece “óbvio” para alguns, não o é para outros.

Uma das estratégias para resolver problemas de comunicação é perceber quais palavras ou situações provocam uma mudança nas suas emoções e do outro. Pergunte-se: “Quais pensamentos estão passando em minha cabeça agora? Como estou interpretando essa situação, e como o outro a está interpretando? Estou conseguindo transmitir a mensagem que eu quero transmitir? Qual forma mais clara eu posso usar para comunicar meu pensamento? Eu entendi exatamente o que o outro tentou me dizer?”

Uma tática que sempre uso para evitar mal-entendidos é, dizer em minhas palavras o que eu entendi do que o outro disse e perguntar ao outro se é isso mesmo que ele quis dizer. E caso você queira se certificar de que o outro entendeu o que você disse, vale perguntar também. Você também pode usar algumas regrinhas básicas para desenvolver uma boa comunicação.

Regras básicas para se comunicar bem:

1. Não falar com emoção e sim da emoção. Evite atitudes emocionais exacerbadas enquanto fala. Se acalme e fale de como você se sente, de como aquela situação ou palavra afeta você. Falar de como você se sente não faz de você um “fraco”, faz de você humano.

2. O “óbvio” não é tão óbvio. Lembre-se que o significado de palavras ou situações pode ser diferente para cada pessoa, por isso evite palavras generalistas ou de conceito muito amplo, seja claro e objetivo.

3. Sensibilidade e empatia. Ser claro e objetivo é diferente de ser rude, grosseiro, por isso seja sensível e empático com o outro ao transmitir sua mensagem e ao ouvir a do outro.

4. Soluções. Busque formas de solucionar aquela situação, ao invés de discutir por discutir, pois isso não resolve nada, apenas cria mais desgaste!

5. Resiliência. Aquilo que não posso mudar só me resta aceitar. Não perca seu tempo e energia discutindo por algo que não pode ser mudado, aceite e busque conviver com isso da melhor forma possível.

6. Não exagere. Você não precisa “lutar todas as batalhas”, pergunte-se se aquela situação é realmente tão importante para que você discuta sobre isso.

7. Admita. Nem sempre você tem razão sobre tudo, e está tudo bem se você admitir isso e pedir desculpas.

8. Críticas. Ao se expressar evite adjetivos que possam ferir ou constranger a outra pessoa. Ao invés de dizer “você é um idiota” diga “as vezes você se comporta de maneira insensata” ou “as vezes eu não consigo entender suas reações”.

Apesar da comunicação ser algo que usamos quase com a mesma frequência que respiramos, muita gente tem dificuldade de estabelecer uma comunicação efetiva com os demais e acaba trazendo problemas para a vida que poderiam ser evitados. Então, se você quer se livrar dos problemas que a má comunicação tem trazido para você, ou que, todavia, pode trazer, coloque em prática essas dicas e depois me conte os resultados.

Até a próxima!

Cacau Morais – Psicóloga Clínica
psi.cacaumorais@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>