fitoterapia

Os benefícios da fitoterapia

Uma alterativa aos tratamentos convencionais

Provavelmente sua mãe, avó, tia já devem ter dito algo do tipo: “Toma esse chá que passa!”. E não é que elas estão certas? Só não sabíamos que tinha um nome: é a fitoterapia. Que nada mais é do que o estudo e a utilização das plantas medicinais, de produtos fitoterápicos, chás e medicamentos fitoterápicos para o tratamento de doenças.

DIFERENÇAS
As plantas, os chás e os produtos fitoterápicos não são medicamentos, não podem ter indicação terapêutica para doenças específicas, contêm plantas medicinais em sua fórmula e somente devem comprovar sua tradição e boas práticas de manipulação com constância de qualidade, mas não são exigidos testes clínicos. Já os medicamentos fitoterápicos têm como matéria-prima as plantas com propriedades medicinais.

BENEFÍCIOS
Os medicamentos fitoterápicos são opções mais naturais de tratamento, geralmente, não têm os efeitos colaterais tão presentes nos medicamentos sintéticos e, sendo assim, não são tão agressivos. Podem servir como opção exclusiva em casos iniciais e leves de doenças em que tratamentos com drogas mais potentes ainda não são necessários.

EXEMPLOS
Alguns exemplos de doenças que podem ser tratadas com a fitoterapia e os respectivos fitoterápicos são: gastrite (Espinheira-Santa), má digestão (Alcachofra), insônia (Valeriana e Passiflora), ansiedade (Valeriana e Passiflora), varizes (Castanha-da-índia), prisão de ventre (Sene), contusões (Arnica), irritações de pele (Camomila), tosse (Guaco).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>