Close up image of charming woman with soft fresh skin holding juicy orange having detox isolated over white background

Nutrição x Pele

Tudo que você consome vai refletir na saúde da sua pele. Confira uma lista de nutrientes que não podem faltar na sua alimentação

É inevitável dizer que a preocupação com a saúde da pele vem crescendo com o passar dos anos. Além disso, inúmeros procedimentos surgiram, alguns ajudando a prevenir a cutes de acnes, manchas e tantas outras coisas indesejadas, principalmente, pelas mulheres.

A grande questão é, será que esses procedimentos externos agindo sozinhos resolvem tudo? A verdade é que a saúde vem de dentro para fora, e você já deve ter ouvido falar sobre isso, ou até mesmo, a frase “você é o que você come”, que quer dizer em todas as letras que aquilo que você ingere vai refletir diretamente na saúde da sua pele, cabelo, unhas, etc. Então, não adianta gastar rios de dinheiro com produtos e procedimentos estéticos se sua alimentação não se encontra equilibrada!

“Para ter uma pele saudável, bem hidratada e nutrida, a dieta deve ser equilibrada: rica em fibras, cereais integrais e vegetais crus. Também é necessário reduzir o consumo de doces e gorduras. E o mais importante: beber muita água para hidratar a pele de dentro para fora. Vitamina C (participa da síntese de colágeno), vitamina A, complexo B e zinco melhoram o aspecto da pele e dão integridade ao epitélio. Fontes de carotenoides (vegetais alaranjados) hidratam a pele, deixando-a macia, combatem radicais livres e protegem contra os raios solares. Outros nutrientes necessários são o ômega 3 e a vitamina E, por terem funções anti-inflamatórias e impedirem a peroxidação dos lipídeos”, explica a nutricionista Maria Eliza Contri. Para ajudar, confira a lista preparada pela nutricionista de tudo que você precisa ter na sua alimentação e como esses alimentos e nutrientes agem na sua pele!

ÁGUA
A boa hidratação é um ponto fundamental para a saúde da pele e de todo nosso organismo. O consumo de água evita a desidratação e a morte celular, e ajuda a eliminar toxinas e substâncias prejudiciais à pele.

VITAMINAS
Uma nutrição rica em vitaminas é outro ponto fundamental para uma pele e corpo saudáveis.
A vitamina B6, por exemplo, mantém o bom funcionamento das células da pele, e tem um efeito anti-inflamatório que ajuda a aliviar problemas na pele danificada. Ela é encontrada em alimentos de alto valor proteico, como ovos, carnes magras, atum, feijão e cereais.

Já a vitamina C ajuda a manter a pele jovem e saudável, sem marcas ou rugas. Isso porque ela evita a oxidação das células, e atua na produção de colágeno. Frutas como laranja, morango e kiwi são ricas em vitamina C, bem como vegetais como tomate e pimentão.

BETACAROTENO
O betacaroteno é um antioxidante natural, que se transforma em vitamina A quando entra em nosso organismo. Ele ajuda a reparar os danos na pele, e é encontrado na cenoura, tomate, abóbora, fígado, laticínios e vegetais verdes.

SELÊNIO
O selênio também é importante para uma boa saúde da pele. Ele é encontrado em alimentos como ovos, carnes, frutos do mar, cogumelos e cereais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>