sexta-feira , 27 maio 2022
Você está aqui: Capa » Bem Estar » Gorduras do Bem

Gorduras do Bem

Por Emanuele Viana

Todos nós temos a tendência a pensar nas gorduras como sendo prejudiciais, mas isso não é inteiramente verdade. As gorduras não só têm importantes benefícios nutricionais, como também tornam os alimentos mais saborosos. Ótima fonte de energia, a gordura desempenha um papel importante numa dieta saudável e é necessária para muitos dos processos em nosso corpo. Vamos falar sobre cinco tipos de gorduras boas que são ricas em nutrientes e ótimas para manter um peso saudável. Mas é preciso estar ciente da quantidade e também do tipo de gordura que você está consumindo.

bem estar ed 13 201403 (4)1 . Óleo de coco

Os produtos do coco oferecem uma variedade de benefícios para a saúde. O óleo de coco é excelente para cozinhar. Ele pode também ser adicionado ao smoothies, aveias, e outros pratos.

O óleo de coco tem propriedades antimicrobianas, antibacterianas e anticancerigenas. Além disso, melhora a digestão, a absorção de nutrientes e a saúde intestinal. Ele oferece benefícios cardiovasculares e ajuda a controlar diabetes tipo 2. O óleo de coco promove melhora da função renal, saúde do fígado e apoia o sistema imunológico. Também beneficia o metabolismo, confere energia e ajuda no controle de peso.

O óleo de coco teve uma reputação ruim por um tempo, principalmente porque ele é composto de gordura saturada, e sempre ouvimos que devemos ficar longe. No entanto, a gordura saturada em óleo de coco é diferente do que em gorduras de origem animal. Os ácidos graxos do óleo de coco são de triglicéridos de cadeia média, que são facilmente metabolizados e utilizados como energia pelo organismo. Estudos sugerem que esses ácidos graxos podem impulsionar o seu metabolismo, promover a perda de peso e aumentar o HDL, o colesterol bom.

bem estar ed 13 201403 (3)2 . Castanhas

As nozes são amiguíssimas de uma alimentação saudável e são carregadas de uma tonelada de nutrientes incríveis, gorduras saudáveis e proteínas. As nozes são uma das melhores fontes de ácido alfa-linolenico, um tipo de omega- 3 que ajuda manter o coração saudável. Ômega-3 oferece inúmeros benefícios para a saúde, além de ajudar a diminuir o colesterol e prevenir doenças.

Elas são também ricas em L- arginina, um aminoácido que tem mostrado aumentar a função imunológica, promover a cura de feridas, melhorar a função dos vasos sanguíneos e ajudar a controlar a doenças cardiovasculares. Além disso, as nozes contêm fibras solúveis e vitamina E. As fibras ajudam a baixar os níveis de colesterol e glicose, enquanto a vitamina E é um poderoso antioxidante. A vitamina E é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico e de uma pele saudável.

Minhas favoritas são as amêndoas, nozes e castanha do Brasil/Pará. Experimente colocar algumas nuts em smoothies, barras de cereais, saladas ou usar mix de castanhas como snack. Manteigas de castanhas, como a “almond butter” são outra maneira deliciosa de desfrutar este alimento super nutritivo.

bem estar ed 13 201403 (5)3 . Abacates

Abacate é uma fruta fantástica com muitos benefícios nutricionais. Excelente fonte de glutationa, um poderoso antioxidante que ajuda a limpar e proteger o seu corpo através da desintoxicação, remoção de metais pesados, e a combater os radicais livres .

A glutationa ajuda a manter um sistema imunológico saudável e retarda o processo de envelhecimento. Abacates são ricos em ácido fólico, o que tem sido demonstrado como podendo diminuir a incidência de doenças cardíacas e derrame. Ele também é a fruta que tem maior fonte de vitamina E, que protege contra muitas doenças e ajuda a manter uma boa saúde. Procure adicionar o abacate em sanduíches, saladas ou smoothies.

bem estar ed 13 201403 (2)4 . Sementes

As sementes, assim como as castanhas, contêm uma série de propriedades saudáveis para o coração. Elas oferecem fibras benéficas, omega -3 e proteínas. As sementes também são ricas em minerais que promovem a saúde, como magnésio, selênio e zinco.

Alguns sementes para incluir numa dieta saudável são sementes de linhaça, sementes de chia, sementes de abóbora e sementes de girassol. A semente de chia, em particular, é considerada um superalimento conhecido por aqui como “Super Food”, devido ao seu perfil extremamente elevado de nutrientes. As sementes podem ser saboreadas de várias maneiras. Elas são ótimas em sopas, smoothies, preparações assadas, barras de cereais, saladas, mix de castanhas e sementes, iogurte e outros alimentos.

bem estar ed 13 201403 (1)5 . Azeite de Oliva

O azeite é um óleo muito saudável para refogar alimentos em fogo baixo e fazer molho de salada. Este óleo fantástico é rico em gordura monoinsaturada e antioxidantes, tais como a clorofila, os carotenóides e vitamina E.

O azeite de oliva é ótimo para reduzir a pressão arterial, prevenção do câncer, controlar o diabetes e diminuir a gravidade da asma e artrite. O uso do azeite de oliva no dia-a-dia pode ajudar a manter um peso saudável.

Adaptado do www.hungryforchange.tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top