sexta-feira , 27 maio 2022
Você está aqui: Capa » Bem Estar » Alimentos Orgânicos

Alimentos Orgânicos

organic peaches

Por Emanuele Viana

Originalmente, todos os alimentos eram “orgânicos”. Eles eram cultivados sem pesticidas, herbicídas, fertilizantes químicos, hormônios ou irradiação. Os alimentos eram integrais e minimamente processados. Desde a Segunda Guerra Mundial e o crescimento da agricultura e do processamento de alimentos, os solos de grande parte do mundo estão deficientes em muitos minerais e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Nosso alimento nos dias de hoje, seja de origem vegetal ou animal, não só está deficiente em nutrientes, mas também cheio de poluentes e produtos químicos. O processo moderno de desnaturação de alimentos através do refinamento e tratamento químico afeta profundamente a força vital de nossos alimentos, tornando-se difícil promover o equilíbrio da saúde.

A certificação orgânica é a garantia que os produtos foram cultivados e processados de acordo com procedimentos rigorosos, sem insumos químicos e tóxicos para o corpo humano.

10 razões para consumir alimentos orgânicos:

  • 1. Manter produtos químicos fora do seu prato. Os pesticidas são venenos destinados a matar os organismos vivos e, portanto, são prejudiciais aos seres humanos. Muitos pesticidas foram aprovados e registrados muito antes da realização de pesquisas que ligam essas substâncias químicas ao câncer e a outras doenças.
  • 2. Proteger as gerações futuras. As crianças são quatro vezes mais sensíveis que os adultos quando expostas à pesticidas presentes nos alimentos.
  • 3. Proteger a qualidade da água. Pesticidas poluem a principal fonte de água potável para mais da metade da população do país.
  • 4. Os agricultores orgânicos trabalham em harmonia. A agricultura orgânica respeita o equilíbrio necessário para um ecossistema saudável.
  • 5. Economizar energia. Atualmente é usado mais energia para produzir fertilizantes sintéticos do que para lavrar, cultivar e colher toda a produção.
  • 6. A agricultura orgânica pode ser uma tábua de salvação para os pequenos agricultores, pois oferece um mercado alternativo, onde os vendedores podem exigir preços mais justos para as produções.
  • 7. Apoiar uma verdadeira economia. Os alimentos orgânicos podem parecer caro à primeira vista. No entanto, seus impostos pagam por danos ambientais perigosos causados pela agricultura convencional.
  • 8. Promover a biodiversidade. A plantação de grandes parcelas de terra com a safra triplicou a produção agrícola entre 1950 e 1970, mas a falta de diversidade natural da vida vegetal tem afetado negativamente a qualidade do solo.
  • 9. Nutrição. A agricultura orgânica começa com a nutrição do solo. Um solo bem conservado produz alimentos fortes e saudáveis contendo mais nutrientes que os alimentos cultivados convencionalmente.
  • 10. Sabor. O alimento orgânico é muito mais saboroso que o convencional. Faça o teste!

Mais e menos contaminados
Muitas pessoas não têm acesso a alimentos orgânicos. Mas você não precisa comprar toda a produção orgânica para reduzir o risco de contaminação química. Esta lista do ”Enviromental Working Group” informa quais frutas e verduras contêm mais produtos químicos e quais são menos contaminados. Use essa lista quando fizer as compras para ajudar a fazer escolhas melhores para você sua família, mesmo que você não possa comprar alimentos orgânicos sempre.

Os 12 mais contaminados:
Estes alimentos contém níveis mais altos de pesticidas.

1.Maçã
2.Morango
3.Uva
4. Aipo
5. Pêssego
6. Espinafre
7. Pimentão
8. Nectarina (Importada)
9. Pepino
10.Tomate
11.Ervilha
12. Batata
+ Kale/couve

Os 15 mais limpos:
Estes alimentos contém níveis mais baixos de pesticidas.

1. Abacate
2. Milho adocicado
3. Abacaxi
4. Repolho
5. Ervilha doce (congelada)
6. Cebolas
7 Aspargus
8. Manga
9. Mamão
10 Kiwi
11 Berinjela
12 Grapefruit
13 Cantaloupe
14 Couve-flor
15.Batata doce

Fonte: Adaptado de materiais fornecidos pelo Whole Foods Market, Organic Trade Association e EWG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top