Por Emanuele Viana
Novembro já está aqui. O mês em que comemoramos a festa de ação de graças aqui nos Estados Unidos. Junto com as celebrações em agradecimento à fartura das colheitas, vem o cheirinho dos pratos deliciosos preparados com alimentos da época. É muito comum encontrarmos receitas que listam cranberries como um dos ingredientes, seja para preparar um molho, drinks, ou adicionados ao recheio de tortas, caçarolas com abóbora e sobremesas.
Os nativos americanos usavam a frutinha como alimento e como um poderoso medicamento, mas também usavam para fazer tinturas para roupas e cobertores. E por falar em poderoso, o cranberry está no topo dos alimentos considerados SUPER FOOD, devido ao seu elevado teor de nutrientes e antioxidantes. E a melhor notícia, é que meia xícara de cranberries contêm apenas 25 calorias! Os possíveis benefícios do consumo do cranberry incluem a redução do risco de infecções do trato urinário, prevenção de certos tipos de câncer, melhoria da função imunológica, diminuição da pressão arterial e muito mais.
O cranberry é rico em vitamina C, fibras e vitamina E. A vitamina C é um poderoso antioxidante natural capaz de bloquear alguns dos danos causados por radicais livres, e também age no aumento à resistência do organismo contra agentes infecciosos, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Os antigos marinheiros costumavam carregar cranberry a bordo de seus navios para evitar o escorbuto, devido o seu alto teor de vitamina C.
Fibra – De acordo com o Departamento de Nutrição e do Programa de Ciências da Universidade de Kentucky, o aumento da ingestão de fibra está associada à redução dos riscos de doenças coronarianas, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, diabetes, obesidade e algumas doenças gastrointestinais. O aumento da ingestão de fibras também pode auxiliar na redução dos níveis de pressão arterial e colesterol, melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar na perda de peso para obesos.
A vitamina E é um antioxidante solúvel em gordura envolvido na função imunitária que pode ajudar a prevenir ou retardar as doenças crônicas associadas a radicalis livres. O cranberry também contêm vitamina K, manganês e uma grande variedade de fitonutrientes, e substâncias químicas de plantas que ajudam a proteger o corpo contra os radicais livres nocivos e oferecer um anti-inflamatório ao organismo e na prevenção do câncer.
Incorporando o cranberry em sua alimentação:
O cranberry pode ser refrigerado por até dois meses antes da utilização e pode também ser congelado. Escolha os frutos mais firmes e sem rugas.
Cuidado com os açúcares adicionados. Verifique o rótulo de ingredientes e certifique-se de que o produto contém apenas cranberries. Se você optar por beber suco de cranberry, muitas vezes é misturado com outras frutas e adoçantes. Procure marcas que listem o cranberry como o primeiro ingrediente.
- Misture cranberry no seu mix de castanhas e sementes.
- Adicioneum pequeno punhado decranberrycongeladoem seu smoothie de frutas e vegetais.
- Adicionecranberryno seumingau de aveiaoucereais integrais.
- Usecranberriessecas ou frescasem seubolofavorito.
- Adicionecranberriesfrescas emuma deliciosa salada de folhas
PRECAUÇÕES
Atenção se você faz uso contínuo do medicamento warfarin, uma droga afinadora do sangue, também conhecida como Coumadin e Marevan. Existem estudos ainda conflitantes sobre o potencial que a fruta cranberry possui em aumentar o efeito desse medicamento.
Fonte: MedicalNewsToday