por Jorge Fontes
fotos: arquivo pessoal de Jorge Fontes
Um paraíso que temos mesmo de conhecer! Não podemos deixar de sentir o ambiente de romance que esta cidade nos inspira. E para não falarmos no excelente chocolate que é produzido por estes lados. Ilhéus já foi o maior produtor mundial de Cacau. No entanto, devido a uma doença que atacou as árvores do cacau, de nome “vassoura de bruxa”, nos inícios da década de 1980, a produção teve um enorme declínio. Apesar disto, ainda hoje se pode sentir o “amor” com que os cacaueiros ainda existentes são tratados e ainda se pode recolher um cacau de excelente qualidade. Visitem uma quinta de produção de cacau e não se vão arrepender!
Mas Ilhéus é também a terra do eterno Jorge Amado que nos deu vários romances que todos recordam com carinho. Como podemos esquecer “Gabriela, Cravo e Canela” ou “Terras do Sem Fim”? Sem dúvida que foi o ambiente que esta cidade proporcionou, seu litoral de somente 80km, a produção do cacau com as suas lindas quintas e claro, a sua população sempre acolhedora, que criaram a inspiração de romance necessária para estes eternos livros. Ainda hoje se pode sentir este romance no ar…
Para quem ainda se recorda da “Gabriela” não pode deixar de visitar o “Bataclan”, onde podemos jantar com a atmosfera acolhedora de outros tempos. Ou simplesmente almoçar na esplanada do “Vesúvio”, onde Jorge Amado passou tantas horas a escrever, a Casa de Cultura Jorge Amado, o Teatro Municipal ou mesmo a Lagoa Encantada.
Igrejas, palácios, convento, Biblioteca Municipal ou a linda Catedral de São Sebastião proporcionam-nos muita cultura e história que já remonta ao século XVI, com a chegada dos primeiros portugueses à região. Mas não esquecer as lindas praias com os seus espectaculares bares, restaurantes e pousadas que encontramos um pouco por toda a costa.
Deixo-vos algumas fotos que eu mesmo tirei na minha visita a Ilhéus.
Ilhéus será com certeza uma magnífica viagem de início de ano.