Dar um novo significado aos objetos é o objetivo dessa tendência
Já pensou em redecorar sua casa utilizando objetos que seriam descartados dando novo significado a eles? Além de ser sustentável, essa é uma boa forma de olhar com outros olhos tudo que temos ao nosso redor.
O termo Upcycling é novo e foi usado pela primeira vez em 1994 pelo empresário e ambientalista alemão Reine Pilz. Só em 2002, através do livro Cradle to Cradle: Remaking The Way We Make Things, dos autores britânicos Willian McDonough e Michael Braungart, que o upcycling ganhou destaque e passou a ser usado na moda, decoração e outras áreas interessadas em promover os cuidados com o meio ambiente.
A ideia aqui é transformar mesmo, sem intervenção química, por exemplo, muito utilizada em processos de reciclagem. A ideia é por a mão na massa e chegar ao seu objeto de desejo. Por exemplo, pallets podem virar um banquinho bem charmoso para sua sala, basta lixa-lo, pintar ou passar verniz e decorar com uma almofada macia. Ou uma escada velha, que com alguns toques, vira um lindo aparador, estante ou até jardim vertical.
Aposte na criatividade
Se você quer aderir a moda do upcycling, comece a treinar sua mente para ser criativa e descobrir novas funcionalidades dos objetos que seriam descartados. Além disso, pode ser que ele não sirva na sua decoração, mas pode encontrar um novo dono!
Apostar nesse tipo de decoração é a oportunidade que você tem para exibir peças únicas, criativas e cheias de personalidade. Muitos designers já assinam peças derivadas do upcycling, o que também é uma ótima opção se você quiser ter um objeto decorativo famoso.