Felipe Stefanoni e Bruna Correa entrevista 202307 (2)

Entrevista: Desbravando o Mercado Imobiliário

Oportunidades de investimento imobiliário nos Estados Unidos: Conversa com especialistas em investimentos

Felipe Stefanoni e Bruna Correa são investidores imobiliários nos Estados Unidos e estão a frente do treinamento “Investidor Imobiliário”. Através de muito trabalho e experiência no mercado, eles elaboraram mais de dez estratégias de investimento para ajudar outras pessoas em solo americano. Confira um bate-papo com os especialistas e conheça mais sobre esse mercado que vem crescendo muito nos Estados Unidos.

Alô Você Magazine: Quais são os principais fatores que vocês consideram ao investir em imóveis nos Estados Unidos?
Felipe Stefanoni: É uma área que está em crescimento, a população está crescendo e, também, obviamente, é olhar sobre o retorno do investimento. Então, basicamente são lugares que a população está crescendo e temos um bom retorno sobre investimento.

A.V.M.: Quais são as melhores áreas ou cidades para investir em imóveis nos Estados Unidos atualmente e por quê?
F.S.: É muito subjetivo essa pergunta, porque tem vários lugares que são bons, mas a gente especificamente investe em estados que a gente chama de landlord friendly, que são estados que as leis beneficiam mais os investidores e donos de imóveis do que os inquilinos. Então, estados como Flórida e Texas são muito bons.

Bruna Correa: A gente é totalmente contra investir em lugares como Califórnia, Washington, e New York, porque esses estados, eles estão saturados. Eles já cresceram tudo o que eles tinham para crescer e o preço dos imóveis é muito alto. Então, dentre todas as mais de dez estratégias, fica muito difícil executar todas ou algumas delas. Então, esses são mercados que a gente sempre fica longe e evita a todo o custo. Mas a gente já investiu no Texas, no Tennessee, na Flórida, West Virginia, Maryland.

Felipe Stefanoni e Bruna Correa entrevista 202307 (1)

A.V.M.: Que tipo de imóveis vocês preferem investir?
F.S.: Bons imóveis que a gente gosta de investir são basicamente single family homes, townhouses. E agora estamos começando a investir em prédios com vários apartamentos, em conjunto com um grupo de investidores e compramos o prédio inteiro.

B.C.: No geral a gente é bem flexível com o tipo de propriedade.

A.V.M.: Quais são os critérios que vocês utilizam para avaliar o potencial de retorno de um investimento imobiliário nos Estados Unidos?
B.C.: Tem cinco números que toda vez que a gente vai analisar uma propriedade, a gente precisa saber. Primeiro qual é o preço do imóvel. Segundo, quanto que é o preço para renovar. Terceiro, quanto que é o pagamento mensal do dono. Quarto, qual que é o saldo devedor com o banco. Quinto, qual é o valor de venda. Então, quando a gente tem esses cinco números, conseguimos determinar a nossa estratégia e o que temos que fazer.

A.V.M.: Como vocês lidam com os riscos associados ao investimento em imóveis nos Estados Unidos?
F.S.: Bom, sobre os riscos, igual a gente já falou, procuramos estados que são mais landlord friendly e investor friendly. Também investimos em propriedades que a gente pode ter múltiplas estratégias de saída. Sempre quando a gente investe em uma casa, quando colocamos a mão na massa, a gente sempre tem pelo menos duas estratégias de saída. Por exemplo, investimos em uma casa para reformar e vender. Só que se alguma coisa sair do planejado no meio do caminho, podemos continuar reformando essa casa e aluga-lá para um inquilino que vai ficar um ano, dois anos lá ou reformar ela e fazer um airbnb ou vender o contrato para outra pessoa. Então, sempre que investimos em uma propriedade, temos que ter pelo menos duas estratégias de saída. É assim que minimizamos os nossos riscos.

B.C.: Existem 12 estratégias para começar a investir. E você não precisa ter muito dinheiro. Isso não importa se você souber a estratégia certa. Então, dependendo do risco, a gente sabe exatamente o que fazer para diminui-lo.

A.V.M.: Quais são as principais tendências que vocês vêem no mercado imobiliário nos Estados Unidos atualmente?
B.C.: Eu acredito que muitas pessoas vão começar a comprar a casa delas de maneira criativa, que é uma maneira que nem todo mundo sabe, e é uma maneira que você pode comprar casa financiada diretamente com o dono. É algo que está começando a ser conversado e que eu acho que os brasileiros devem saber. É uma maneira que necessariamente você não precisa ter crédito muito alto ou ter muito dinheiro. Essa é uma das maneiras que os investidores que são americanos e que realmente fazem isso usam e que não é todo mundo que sabe.

A.V.M.: Como funcionam os treinamentos que vocês oferecem?
F.S.: O treinamento é feito para ajudar as pessoas e mostrar para elas que é possível ter uma vida com mais liberdade financeira, mais tempo livre e um futuro muito melhor para a família através do investimento em imóveis. O diferencial do nosso treinamento é que nós temos mais de 40 formas que ensinamos as pessoas a acharem as casas e 12 estratégias de saída.

B.C.: O nosso treinamento hoje, eu diria com confiança, que ele é o mais completo sobre investimento de imóveis, porque a gente não fala só sobre as estratégias de investir em imóveis. A gente fala de muito mais. A gente fala sobre crédito pessoal, corporativo, de negócios que pouquíssimas pessoas sabem. Muitas pessoas têm empresas aqui e não sabem como construir o crédito. A gente fala da questão de taxas também. De novo, muitas pessoas não têm ideia da questão de como os Estados Unidos cria as leis justamente para ajudar os investidores.

Nós temos uma técnica que é que a gente chama de triplo A, que é você achar o imóvel, que é você analisar o imóvel e você aplicar a melhor estratégia baseado na analise.

A.V.M.: Quais são os seus objetivos de longo prazo como investidores imobiliários nos Estados Unidos?
B.C.: Meu objetivo é focar o nosso business em Multifamily. Então eu tenho um time e a gente tem focado em adquirir prédios junto com outros investidores através de syndication. A gente tem várias partes, mas essa é uma das partes que eu tenho focado em realmente adquirir prédios.

F.S.: E eu com certeza comprar mais casas de aluguel, diversificar, investir em estados diferentes, ter casas na Flórida, ter casas em Maryland, ter casas no Texas.

Siga nosso Instagram felipestefanoni

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>