Seth Lupton, fundador da Lupton Law, compartilha como seu escritório atua além da advocacia, ajudando clientes a enfrentar incertezas e se manterem seguros nos Estados Unidos
Em um cenário de constantes mudanças nas políticas de imigração dos Estados Unidos, o clima de insegurança e medo tem afetado profundamente a vida de milhares de imigrantes. Para Seth Lupton, advogado e fundador da Lupton Law, esse é o maior desafio do momento: lidar não apenas com processos legais, mas também com a ansiedade e a incerteza que tomam conta da comunidade. À frente de um escritório formado majoritariamente por imigrantes, ele conhece de perto as dificuldades enfrentadas e tem buscado estratégias criativas para proteger seus clientes. Seja através de alertas em tempo real sobre ações do ICE, atendimentos emergenciais ou informações para evitar golpes de falsos advogados, Seth reafirma seu compromisso em manter a comunidade informada, segura e preparada diante das mudanças. Nesta entrevista, ele compartilha os principais desafios da atualidade, os tipos de casos mais frequentes e uma mensagem de esperança para quem luta diariamente pelo direito de permanecer e construir sua vida nos Estados Unidos.
ALÔ VOCÊ MAGAZINE: Tanta coisa mudou na imigração recentemente e desde a última vez que conversamos. O que você vê causando mais preocupação nos seus clientes agora?
SETH LUPTON: Não é nem uma ou duas leis, é o clima para imigrantes em geral que causa a maior parte desse medo. Todos os dias recebo novos interessados ou antigos clientes apavorados me procurando e me dizendo que vivem cada dia com medo de que algo aconteça com eles, mesmo quando estão fazendo tudo certo. E a maioria da minha própria equipe também é formada por imigrantes, então existe muito medo. Metade do meu trabalho agora é tentar manter todos calmos, porque neste momento os grupos anti-imigrantes querem que todos nós entremos em pânico.
A.V.M.: Que medidas você está tomando para proteger seus clientes?
S.L.: Tivemos que ser criativos nesse sentido porque o ICE está fazendo coisas como agendar pessoas nos fins de semana e detê-las, ou pegá-las no Tribunal, ou ainda intimidá-las a assinar ordens de deportação. Para tentar ajudar, enviamos alertas pelo WhatsApp e Instagram com novas leis, e também publicamos alertas se ouvimos falar de batidas do ICE ou movimentações do ICE em certas áreas. Tentamos manter nossos clientes informados e seguros! Também temos um segundo número de WhatsApp, de emergência, que pode ser usado fora do horário comercial caso alguém veja o ICE ou se o ICE deter um ente querido. As pessoas usam esse recurso e isso nos ajuda a agir rapidamente para proteger nossos clientes quando eles estão sendo ameaçados.
A.V.M.: Tem sido útil divulgar esses alertas para os clientes?
S.L.: Com certeza! Adoramos interagir com nossos clientes e garantir que a informação chegue até eles. Acho que os advogados tendem a pensar que seu trabalho é apenas ir ao tribunal ou preencher documentos, mas a verdade é que os clientes contam conosco para mantê-los calmos, protegê-los e informá-los. Recebemos ótimos feedbacks sobre nossas atualizações de notícias e vamos expandir esse serviço no futuro.
A.V.M.: Você acha que as pessoas estão sendo mais enganadas agora do que antes?
S.L.: Sem dúvida! Talvez você tenha ouvido falar da Fátima de Maria, que foi presa recentemente na Pensilvânia por ser uma falsa advogada. Bem, ela já fazia isso há anos – é fácil explorar pessoas dizendo o que elas querem ouvir ou fazendo promessas que não podem ser cumpridas. Alguns dos meus clientes me deixaram para seguir com a Fátima porque ela disse que conseguiria um green card para eles, mas tudo o que aconteceu foi que foram enganados e perderam milhares de dólares. Há muitos golpes acontecendo agora relacionados a vistos T e outros tipos de processos, em que falsos advogados protocolam coisas que acabam virando uma confusão. Fazemos o nosso melhor para manter a comunidade informada sobre isso e somos gratos que muitos escutam, mas é de partir o coração ver os danos que essas pessoas causam.
A.V.M.: E sobre a decisão da Suprema Corte que parece permitir que o ICE discrimine com base na raça?
S.L.: Neste momento, essa é uma das mudanças mais preocupantes na lei. A regra permite que as pessoas sejam simplesmente alvo por falarem outra língua ou pela aparência. Isso sempre foi ilegal nos Estados Unidos e agora, cada vez mais, estão sendo abertas exceções. Coisas que eram ilegais em 2024 são perfeitamente normais em 2025, e isso significa que as comunidades imigrantes precisam encontrar novas formas de se proteger. Tenho entregue cartas a todos os meus clientes mostrando que sou o advogado deles e em qual processo eles estão. Já ouvi muitos clientes dizerem que, quando foram parados, mostraram essa carta e isso ajudou a explicar seu status legal e sua situação. Não é perfeito, mas é meu trabalho fazer todo o possível para protegê-los de mudanças terríveis como essa.
A.V.M.: Que tipo de casos você tem visto mais neste momento?
S.L.: Trabalhamos com todos os tipos de casos – Tribunal, casamento, VAWA, vistos T, autorizações de trabalho e muito mais. Neste momento, vemos muitas pessoas em tribunal e muitas sendo detidas. Em todos os nossos casos, tivemos apenas UMA pessoa detida no Tribunal, e somos gratos por isso. Espero que continuemos a ver cada vez mais processos na Corte de Imigração, e estamos preparados para isso.
A.V.M.: Como você mantém o ânimo da sua equipe nesses tempos difíceis?
S.L.: Pode não parecer, mas isso é uma questão muito importante! Se sua equipe está desmotivada por estresse ou outros problemas, o trabalho não será tão bom. E nesse ambiente, isso pode causar milhões de problemas e erros. Eu amo meus funcionários, nunca vi pessoas trabalharem tão duro quanto eles. Todos os meus funcionários brasileiros são imigrantes e já passaram pelo processo, eles sabem como é difícil e assustador. Todos nós sabemos da seriedade do trabalho que fazemos. Amamos esse trabalho, e mesmo nos tempos mais difíceis, sentir que você está protegendo pessoas é a melhor sensação.
A.V.M.: Você gostaria de deixar uma mensagem final para nossos leitores
S.L.: Não desistam e não se desesperem com a forma como as coisas estão agora! Vocês já passaram por tanta coisa e deixaram tanto para trás para chegar aos Estados Unidos. Nós queremos vocês aqui, estamos felizes por vocês estarem aqui, e vocês têm o direito de viver suas vidas e construir um futuro melhor para si mesmos. Não deixem que outras pessoas ou a política façam vocês viverem com medo. E não importa onde vocês morem – Pensilvânia, Nova Jersey, Flórida ou além – nós estamos com vocês.
Español | Português
Phone: (610) 881-6143
Lupton Law Escritórios:
- 9622 Bustleton Ave #1, Philadelphia, PA 19115
- 324 N Duke St, Lancaster, PA 17602
- 882 S Matlack St STE 106, West Chester, PA 19382
- 31 The Cir Suites 203 & 204, Georgetown, DE 19947
- 105 S Raiford St Suite 200, Selma, NC 27576
- @luptonlaw
Foto: Julia Lehman