bem estar aveia 202005 (1)

Poderes da aveia

Já ouviu falar sobre os poderes nutritivos da aveia?

Esse cereal apresenta diversos benefícios para a nossa saúde. Além de possuir carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, ela possui grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis, que a tornam uma excelente opção para quem busca uma alimentação saudável ou quer emagrecer. Confira uma bate-papo com a nutricionista Maria Eliza Contri sobre essa aliada da nossa saúde.

Alô Você Magazine: Quais os nutrientes da aveia para a saúde?
Maria Eliza Contri: A aveia possui muitos nutrientes que fazem bem para a saúde, sendo ela uma ótima fonte de fibras, em sua maior parte se encontra fibras solúveis que também são conhecidas como beta-glucanas. Esse tipo de fibra tem a capacidade de se misturar na água, formando um tipo de gel o qual aumenta a viscosidade dos alimentos no estômago, proporcionando uma sensação de saciedade maior. Ela contribui para o bom funcionamento do intestino, ajuda a combater a constipação e doenças relacionadas, além de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL-colesterol) e açúcar no sangue. Ela também é rica em algumas vitaminas, como a vitamina B1, que ajuda a regular o apetite e aumenta a energia, a B5, que auxilia na metabolização e regula o sistema nervoso e a vitamina E, que desempenha um papel antioxidante no nosso corpo, prevenindo danos causados por radicais livres e retardando o envelhecimento da pele.

Oatmeal is placed on a brown wood background.

A.V.M.: A aveia pode ajudar no emagrecimento? De que forma?
M.E.: A aveia é rica em fibras solúveis e ao consumi-las elas formam um gel e aumentam os níveis do hormonio colecistoquinina, levando a uma saciedade maior por um período prolongado de tempo. Sendo assim, fica mais fácil de seguir a dieta. Mas por não ser um alimento de baixo teor calórico, deve-se consumir adequadamente.

A.V.M.: Qual a quantidade ideal para se consumir a aveia para quem busca o emagrecimento?
M.E.: Recomenda-se o consumo de 3 colheres de sopa (30g) por dia, sendo que o consumo de água deve ser no mínimo de 5 copos para evitar o efeito contrário da aveia, a constipação.

A.V.M.: Sua Farinha tem os mesmos benefícios? Ela ajuda no emagrecimento?
M.E.: A farinha de aveia possui os mesmos benefícios, porém contém uma quantidade menor de fibras comparada aos flocos e farelos de aveia. É uma opção para substituir a farinha branca em receitas, ajudando assim no emagrecimento.

A.V.M.: Quais as vantagens de substituir a farinha tradicional pela aveia?
M.E.: A farinha de aveia traz mais nutrientes e fibras para uma dieta ou preparação, além da saciedade maior que ela proporciona.

Vale lembrar: A aveia não contêm glúten, mas pacientes celíacos ou com alguma intolerância ao glúten devem ter cuidado, pois a aveia pode ser processada em equipamentos que também processam alimentos derivados do trigo, aumentando o risco de contaminação de glúten. Por isso, é recomendado sempre a leitura das informações nutricionais nas embalagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>