Girl eating donut with chocolate icing

Entenda de uma vez o que é a tensão pré-menstrual e como os alimentos podem ajudar

Falar de saúde da mulher é um tema muito importante, certo? Principalmente quando ele é cercado de tantos tabus. E o tema TPM ainda tem várias dúvidas que o cercam, mas descobrimos em um bate-papo com a nutricionista Maria Eliza Contri que a alimentação pode ajudar muito nesse período e que a TPM existe sim e podemos melhorar muito os seus sintomas. Confira esse bate-papo especial!

ALÔ VOCÊ MAGAZINE: O que é a TPM?
Maria Eliza Contri: TPM é a abreviação de Tensão Pré-Menstrual ou Síndrome Pré-Menstrual (SPM), e se caracteriza pelo conjunto de sensações que ocorrem cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual, como dores de cabeça, irritabilidades, isolamento social, dor nas mamas, inchaço, etc.

A.V.M.: O que os hormônios tem a ver com esse período?
M.E.C.: TPM tem como sua principal causa a variação hormonal que ocorre durante o período pré-menstrual, interferindo no sistema nervoso central das mulheres, levando a diversos sintomas, principalmente, a queda de estrogênio e maior liberação de cortisol.

A.V.M.: Então, de fato ela existe?
M.E.C.: Sim, ela existe e afeta 80% das mulheres no mundo todo.

A.V.M.: Por que as mulheres sentem mais vontade de comer doce nesse período?
M.E.C.: Essa vontade de comer doce na TPM é uma autodefesa do nosso organismo, pois nessa fase acabamos tendo uma diminuição de serotonina no nosso corpo e o consumo de alimentos fonte de açúcar irão ajudar a diminuir a competição de triptofano com os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) para entrar na nossa barreira hematoencefálica, assim tendo uma melhor produção de Serotonina e melhorando o nosso bem-estar!

A.V.M.: Existe uma forma de combater essa vontade de doces?
M.E.C.: Comendo doce! Acho que tudo precisa ser equilibrado e não devemos combater essa vontade, mas aprender a fazer escolhas mais conscientes e saudáveis para o nosso corpo. Melhor comer um chocolatinho e matar essa vontade do que descontar em outros alimentos que julgamos saudáveis, mas sem um autocontrole.

A.V.M.: Como a alimentação está relacionada a TPM?
M.E.C.: Na fase pré-menstrual temos uma redução de alguns nutrientes chave (Magnésio, Cálcio, Vitamina B6 e Vitamina D), e a sua deficiência acabam piorando os sintomas da TPM, como cólicas, enxaquecas, alteração do humor, sintomas depreciativos e outros.

A.V.M.: Quais alimentos podem ajudar durante a TPM?
M.E.C.: Alimentos fontes dos nutrientes que acabam ficando em deficiência. Magnésio: Uva, banana, abacate, amendoim, soja, grão de bico; Cálcio: Soja, feijão branco, folhas escuras, brócolis, chia; Vitamina B6: Alimentos de origem animal, aveia, banana, nozes; Vitamina D: Carnes, peixes, frutos do mar, ovos, queijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>