Fitness and healthy lifestyle concept. Female is resting and eat

A refeição dos atletas

O que você sabe sobre o pré-treino? A alimentação na prática esportiva é uma grande aliada na obtenção de resultados

Quem pratica atividade física já deve ter ouvido falar de alimentação pré-treino ou até mesmo já tem esse hábito. Afinal, ela é muito importante e pode interferir nos resultados da atividade e, também, na sua prática. A nutricionista Maria Eliza Contri falou um pouco sobre o assunto e tirou as principais dúvidas que podemos ter!

Alô Você Magazine: O que é o pré-treino?
Maria Eliza Contri: O pré-treino nada mais é que aquela refeição feita antes da sua atividade física com a intenção de ser o seu “combustível” e, por isso, cada pré-treino é individual para cada pessoa, pois devemos levar em conta qual exercício será feito, o tempo de duração, o esforço e até mesmo o descanso.

A.V.M.: E por que a refeição pré-treino é tão importante?
M.E.: Quando nosso organismo não está nutrido antes de iniciar o treino, a margem para problemas leves ou graves é grande, podendo levar a: Sensações de desmaio, fadiga, tonturas, enjoos, liberação descontrolada de cortisol e hipoglicemia, além de perda de massa muscular.

A.V.M.: O que comer como pré-treino?
M.E.: Comer antes de treinar também não significa comer qualquer coisa, mas sim quantidades corretas de determinados nutrientes! Uma refeição pré-treino é um importante recurso ergogênico e otimizante de resultados, ela que prepara o nosso corpo para melhor responder aos estímulos e evitar o catabolismo muscular. Deve conter nessa refeição: carboidratos e proteínas. Fibras são importantes para o organismo, mas não são adequadas como alimentos no pré-treino pois dificultam o processo metabólico e transformação em energia. Por exemplo, frutas, pães e cereais. Caso seu tempo seja inferior a 1h, suspenda a proteína e opte por carboidratos semi-refinados. Eles são facilmente digeridos e produzem energia necessária para os treinos!

Foto: Timolina – Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>