bem estar meatless monday destaque 202106

Bem Estar: Segunda sem Carne

Um dia de mudança alimentar pelo meio ambiente!

Segunda-feira, o dia oficial de começar uma dieta. Então, que tal aderir a campanha Segunda Sem Carne? Ela acontece desde a Primeira Guerra Mundial, mas foi revivida só em 2003 nos EUA e chegou ao Brasil em 2009 pela Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

“A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, convidando-as a descobrir novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal uma vez por semana!”, explica a nutricionista Maria Eliza Contri.

Sabe quais são alguns dos danos que a produção de produtos animais causam ao meio ambiente? Confira a lista abaixo:

1•Uso intensivo de água para produção de carnes! Um consumidor médio de carne demanda indiretamente mais de 3800 litros de água por dia. 2•A produção de 1 quilo de carne bovina no Brasil emite cerca de 335 quilogramas de gás carbônico (CO2), o que equivale a dirigir um carro médio por cerca de 1600 quilômetros; 3•A pecuária é responsável por 14,5% das emissões de gases causadores do efeito estufa oriundas das atividades humanas. 4•O setor pecuário é responsável por mais de 80% de todo desmatamento no Brasil.

Quer exemplos de proteínas vegetais? Anota aí: feijão, quinoa, lentilha, grão de bico, tofu, cogumelo. Agora se você quer uma receita de um acompanhamento perfeito para sua segunda sem carne, vai lá na página 30 e confira uma receita de falafel.

E se você quer saber mais sobre a campanha é só acessar o site da Sociedade Vegetariana Brasileira!

Fotos: Mr Korn Flakes | Argus – Adobe Stock

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>