Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)

Bem Estar: Ora-Pro-Nóbis

Venha descobrir o que alimento está fazendo sucesso no momento

Já ouviu falar sobre isso? O nome é pouco comum, mas tem feito muito sucesso no universo da alimentação saudável e rica em nutrientes. Como explica a nutricionista Maria Eliza Contri, a ora-pro-nóbis (do latim “rogai por nós) é uma espécie de planta comestível não convencional (PANC), que atualmente vem ganhando mais espaço por conta do seu alto teor de proteínas e outros nutrientes. “Então, além de ser muito saborosa, representa fonte nutricional de alta qualidade e baixo custo, onde podemos considerar econômica e nutricionalmente uma importante hortaliça não convencional”, fala.

Com folhas verdes escuras, ela é muito famosa em Belo Horizonte. Na cidade de Sabará existe um festival dedicado a ela realizado há mais de 20 anos. E não é para menos sua popularidade, seus benefícios são inúmeros. “O consumo da Ora-pro-nóbis é benéfico ao nosso organismo, pois ela possui uma grande quantidade de fibras que auxiliam na saúde e bom funcionamento do intestino, também apresentam grandes quantidades de proteína vegetal (maior até que a do feijão), podendo ser utilizada com uma alternativa proteica para complementar a alimentação de veganos/vegetarianos ou qualquer outro indivíduo. E rica em nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios, que além de combater os radicais livres também possuem influência no nosso sistema imune”, conta a nutricionista.

Sem contraindicações, a planta pode ser consumida na sua forma in natura, misturada em saladas, tortas, massas, recheios ou como farinha. Além de ser encontrada em forma de cápsulas ou em pó nas formas industrializadas.

Confira uma lista de benefícios da Ora-pro-nóbis

• Ação anti-inflamatória e cicatrizante;
• Auxilia no tratamento das acnes;
• Ação antioxidante para combater radicais livres que envelhecem as células, prevenindo então possíveis doenças;
• Rica em fibras, que ajudam a regular a microbiota intestinal e mantendo um bom funcionamento e saúde intestinal;
• Rica em nutrientes, como o magnésio;
• Ajuda a reduzir sintomas da TPM em mulheres;
• Por ser rica em proteínas e ferro, pode auxiliar no tratamento de anemias.

Foto: Lucius – Adobe Stock

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>