Advogado John Vandenberg (2)

Notícias de Washington: Desenvolvimentos da Imigração

por Advogado John Vandenberg

Este é um momento de entusiasmo para os nossos leitores imigrantes ou que têm familiares imigrantes. Essas são algumas das boas novidades que nós temos para contar:

Primeiramente, casos de asilo para vítimas de violência doméstica e de gangues voltaram a ser viáveis. O governo Trump tentou impedir esses tipos de vítimas de conseguir o status através de dois casos na justiça: Matter of A-B-, and Matter of L-E-A II. Com essas duas decisões agora revertidas, processos de imigrantes com os mesmos precedentes tem mais chance de obter sucesso. Adicionalmente, imigrantes vítimas de gangues e violência doméstica que já perderam o processo podem pedir reabertura do caso; ou se o caso está na Corte de Apelações, podem solicitar o retorno do processo para o juiz de imigração para uma nova audiência. Essa é uma vitória da justiça.

Segundo, por conta do caso da Suprema Corte Niz-Chavez v. Garland, pessoas que receberam mandados para comparecer ao tribunal sem a data da audiência, agora podem se qualificar para cancelamento de remoção. E se eles não tinham permissão para aplicar para cancelamento de remoção no passado, agora eles podem reabrir o caso e pedir ao Departamento de Segurança Nacional (DHS) para entrarem com uma moção conjunta para reabrir o caso (se o DHS aceitar, o caso provavelmente será reaberto).

Isso é muito importante, pois imigrantes podem tentar se manter nos EUA se tiverem um familiar que é cidadão ou residente permanente (greencard holder), que sofrerá dificuldade extrema e excepcional caso o imigrante seja deportado, mesmo que o caso que já tenha sido negado ou que seja antigo. Isso talvez ajude imigrantes a reabrirem seus casos se falharam em aparecer à primeira audiência ou tiverem uma ordem de deportação.

Em terceiro lugar, pessoas que aplicaram para o visto U pendente podem se qualificar para uma autorização de trabalho muito mais rápida. Até então, aplicantes do visto U tinham que esperar anos para receber a autorização de trabalho enquanto o visto era processado. Agora, USCIS vai revisar aplicações pendentes para determinar se são “bona fide”, isto é, se o formulário está completo, foi preenchido dentro de 6 meses da assinatura do Certificador, inclui uma carta de intenção (personal statement) do aplicante, contém biometria e histórico criminal completos. Se a aplicação é bona fide, USCIS processará uma autorização de trabalho válida por 4 anos.

Quarto ponto importante: ICE agora tem novas diretrizes sobre inclinações da promotoria e essa é uma boa notícia. Em casos de imigrantes que não tem, ou em alguns casos tem uma pequena e/ou antiga detenção, os advogados do ICE podem cancelar o início do processo de remoção. Eles também podem concordar em fechar de maneira administrativa ou até recusar o processo de remoção se a pessoa não for uma prioridade de deportação. Isso vai ser muito útil para pessoas que podem aplicar para o waiver I-601A para obter o greencard na embaixada em seu país natal. Parece que diretrizes adicionais vão ser divulgadas no futuro, estamos esperançosos de que serão favoráveis aos imigrantes.

Nós vamos publicar mais notícias na Alo Você Magazine, fiquem ligados! Vale lembrar que é importante conversar com um advogado de imigração experiente e honesto para saber mais sobre como obter um status nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>