Man holding his stomach in pain. Photo of man with naked torso e

Bem Estar: O Segundo Cérebro

Você sabia que o intestino é um dos órgãos mais importantes do corpo?

Se ainda está se perguntando o porquê do intestino ser nosso segundo cérebro, nós vamos explicar: 500 milhões de neurônios moram no nosso intestino (sim, você leu neurônios). Além disso, alguns estudos apontam que de 80 a 90% da comunicação é pelo eixo intestino-cérebro. “Ele ainda desempenha um importante papel no processamento de emoções, pois produz ao menos 50% da dopamina e 90% da serotonina (neurotransmissores responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer)”, explica a nutricionista Maria Eliza Contri.

E tem mais, 70% das células do sistema imunológico vivem no trato gastrointestinal. Então, nosso intestino saudável é a chave para termos imunidade contra as patologias. “Por isso sempre falo que o intestino vai muito além de apenas produzir, ele tem papel fundamental para mantermos um organismo saudável. Não existe um cenário de saúde sem uma microbiota em equilíbrio”, fala.

Resumindo: quanto mais diversificada nossa dieta, mais diversificada será nosso microbiota. Mas se atente ao máximo as suas escolhas alimentares, do contrário, além de desconfortos físicos (como retenção, constipação, distensão abdominal, diarreia), teremos que lidar com questões relacionadas a queda dos níveis de prazer/bem-estar, felicidade e possível desenvolvimento de patologias (inclusive autoimunes) por conta do declínio do nosso sistema imunológico. “Então comam bem, se hidratem (35ml/kg), se exercitem! Cuidem do seu corpo como um todo, pois só assim já conseguimos minimizar os riscos de doenças ligadas a disbiose intestinal”, finaliza a nutricionista.

Foto: Romario Ien – Adobe Stock

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>