Pumpkin.

Receita de Pumpkin Pie

Esta sobremesa tradicional do Dia de Ação de Graças é uma delícia

INGREDIENTES
• 2 copos de leite
• 1kg de farinha de trigo
• 1 tablete de fermento biológico fresco
• 2 colheres (sopa) de açúcar
• 100g de margarina
• 1 ovo
• 1 colher (café) de sal

MODO DE PREPARO
Dissolva o tablete de fermento no leite morno, junte o açúcar e uma parte de farinha de trigo até atingir a consistência de panqueca. Deixe descansar, numa vasilha enrolada em pano limpo, durante 2 horas, no mínimo, em lugar morno e que não pegue vento. Quando a massa estiver bem crescida, juntam-se os outros ingredientes e o resto da farinha de trigo. Trabalhe a massa muita bem até despregar das mãos. Faça bolas mais ou menos do tamanho de um limão. Coloque-as numa panela untada com manteiga e deixe descansar por 30 minutos com a panela bem fechada. Depois de 30 minutos coloque leite fervente na panela até cobrir as bolas. Deixe cozinhar, no fogo brando, sempre conservando a panela bem fechada durante meia hora. Depois você pode servir com uma geleia de sua preferência, caldas de frutas ou até mesmo com manteiga.

INGREDIENTES PARA A MASSA
• 1 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
• 100 g de manteiga gelada
• 3 colheres (sopa) de açúcar
• 1 ovo

MODO DE PREPARO DA MASSA
1. Numa tigela grande, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga em cubos e misture com a mão, beliscando com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.

2. Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele numa bola e achate delicadamente num disco. Coloque na tigela, embrulhe com filme e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos para firmar (se preferir, prepare a massa no dia anterior).

3. Retire a massa da geladeira 5 minutos antes de abrir. Enquanto isso, separe uma fôrma redonda canelada de fundo removível de 22 cm de diâmetro e 2 sacos plásticos para alimentos.

4. Para abrir a massa, coloque-a entre os dois sacos plásticos abertos – a massa doce é mais quebradiça, os sacos ajudam a manter o formato. Com o rolo de macarrão, comece a abrir a massa. No começo ela é resistente e as laterais tendem a rachar; caso isso aconteça, pressione delicadamente a massa com as mãos para remendar e manter o formato. Abra a massa até formar um círculo 6 cm maior que o diâmetro da fôrma.

5. Retire um dos plásticos e vire a massa de uma só vez sobre a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para firmar e cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Com uma faca pequena, corte o excesso de massa que sobrar (você pode reservar essas sobras e assar biscoitinhos).

6. Leve a fôrma com a massa à geladeira por pelo menos 20 minutos para firmar – como a massa é muito amanteigada, isso evita que as laterais baixem na hora de assar. Enquanto isso, prepare o recheio.

INGREDIENTES DO RECHEIO
• 350 g de abóbora japonesa descascada e cortada em pedaços médios (cerca de 2 1/2 xícaras)
• 3 ovos
• 3/4 de xícara (chá) de açúcar demerara
• 3/4 de xícara (chá) de creme de leite fresco
• 1 1/2 colher (chá) de canela em pó
• 1/4 de colher (chá) de gengibre em pó
• 1/4 de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
• Noz-moscada ralada na hora a gosto

MODO DE PREPARO DO RECHEIO
1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

2. Numa panela média, coloque a abóbora com 1/3 de xícara (chá) de água e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até a abóbora ficar macia – assim ela cozinha sem ficar aguada.

3. Transfira a abóbora cozida para uma tigela grande e amasse bem com um garfo (ou amassador de batatas), até formar um purê liso, e deixe amornar – ele não pode estar muito quente ao ser misturado aos ovos. Enquanto isso, aproveite para pré-assar a massa.

4. Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa infle e rache ao assar.

5. Leve a base da torta ao forno para assar por 25 minutos ou até as bordas começarem a dourar. Retire os feijões e o papel e volte a massa para o forno por mais 10 minutos, até que o fundo doure levemente e perca o aspecto de cru.

6. Assim que o purê de abóbora estiver morno, junte as especiarias, o açúcar e misture bem com uma espátula de silicone.

7. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo – se um estiver estragado, você não perde a receita. Bata os ovos com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Junte os ovos batidos ao purê de abóbora, acrescente o creme de leite e misture bem com um batedor de arame até ficar liso, mas sem incorporar ar.

8. Retire a base da torta do forno e preencha com o recheio de abóbora. Volte a fôrma ao forno para assar por 30 minutos ou até as bordas do recheio inflarem e ficarem firmes, mas o centro ainda estiver cremoso e brilhante. Atenção: se assar demais, a torta vai rachar e perder a textura cremosa.

9. Retire a torta do forno e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de desenformar e servir. Sirva com sorvete.

Foto: BillionPhotos – Adobe Stock

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>