Shocked surprised woman with curly hair holds t shirt on hanger folds laundry at home does household duties cleans out closet sits at table isolated on pink background. Wardrobe analysis spring update

Faxina Fashion

Organizar o closet garante mais espaço e menos caos na hora de escolher a roupa

À beira de um ataque de nervos toda vez que revira uma gaveta em busca de uma peça perdida no caos? É hora de organizar o seu armário!

As pessoas possuem muitas idéias erradas sobre a natureza da organização. Isso pode ser o resultado de inexperiência ou falta de conhecimento. Toda desculpa possível é dada para adiar a organização de seus closets. Mas organizar esse espaço pode trazer soluções para um dia-a-dia mais calmo.

E uma organização eficaz começa pelo descarte de peças. É importante lembrar que o espaço do seu armário é finito. Ainda que novos armários sejam construídos, em algum momento esse recurso será esgotado.

Big wardrobe with different clothes for dressing room

Elimine de imediato as peças não utilizadas. Em seguida, prove as que restaram e seja bastante criteriosa deixando somente as que lhe vestem bem. A partir daí, as técnicas de organização (formas de dobrar, formas de pendurar…) e o uso de produtos organizadores fazem seu espaço render deixando seu armário prático e com ampla visualização das peças.

Desfazer-se daquilo que não serve para nada não é tão fácil quanto remover comidas vencidas da geladeira, por exemplo. Há dez anos, cientistas descobriram que a mania de guardar coisas inúteis é um distúrbio do córtex frontal, e uma mulher arma inúmeras armadilhas banais para deixar as coisas exatamente como estão. E está na hora de mudar isso.

Outro ponto chave é ter a consciência de que é um processo demorado, mas que se for feito com muito empenho tem sucesso garantido. Não queira terminar tudo em um único dia. Simplesmente não é possível, em poucas horas, descartar tudo o que não cai bem, planejar o espaço em categoria de peças e dobrar tudo adequadamente. Determine pequenas tarefas para cada dia ou fim de semana.

A organização é um facilitador na hora de escolher uma roupa para sair, e para não errar é interessante agrupar os itens por assunto com critérios bem definidos. Juntar regata com regata, manga curta com manga curta etc. Em seguida, cada categoria deve ser dividida por cor. A sequência de cores você mesmo define. Resultado: quando quiser uma regata branca, por exemplo, não preciso procurar em todo o armário. Terá no máximo uma ou duas pilhas onde ela pode estar.

As roupas de pendurar obedecem à mesma lógica: juntar todas as calças, shorts, saias, blusas sem manga, blusas manga curta. Outro recurso que funciona bastante é etiquetar cada pilha de roupa, cada gaveta para que não haja dúvida do que encontrar ali.

Com certeza, tudo o que é mais utilizado deve estar sempre à mão. Exemplo: se a pessoa faz ginástica frequentemente, justifica essas peças ocuparem um espaço de fácil acesso do armário. Por outro lado, vestidos de festa que são raramente utilizados podem ficar em caixas (com respiro) no maleiro cedendo espaço para peças do dia-a-dia. Pela nossa experiência, por exemplo, só criamos uma categoria específica de roupas de trabalho se estas forem bem diferentes das demais peças usadas no dia-a-dia. Se uma mesma calça é usada para trabalhar ou para sair em um fim de semana, em qual categoria guardá-la?

E para os sapatos valem as mesmas dicas, divida por modelo: sapatilhas, rasteirinhas, sapatos abertos na frente, sapatos fechados na frente, e dentro de cada categoria organize-os por cor. Na hora de acomodar o par de sapatos na prateleira, coloque um pé na frente e outro pé (do mesmo modelo) atrás. Desse modo, você consegue visualizar todos os modelos, e caso haja um vão muito grande entre as prateleiras, acomode seus sapatos em caixas transparentes com ventilação. Assim, você ganha espaço empilhando-os e consegue visualizá-los sem dificuldades.

Organizar o closet é como uma terapia, quanto mais se aplica esse teste, mais fácil de responder o que vale e o que não vale para você. É por isso, dizem as boas línguas, que a organização do closet é contagiante. Ainda assim, pelo menos uma vez por semana, dedique alguns minutos revisando se está tudo guardado corretamente. Se alguma peça está mal dobrada ou foi pendurada na parte errada do armário conserte imediatamente. Isso impede que o caos se instale novamente.

Fotos: Africa Studio – Adobe Stock | Way Home Studio – Frepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>